MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA!

Depois que fui à reserva da Brigada Militar, não guardei nenhuma peça de fardamento.

Como hoje comemora-se o dia das polícias civis e militares, do Brasil, enquanto mateava relembrava dos tempos de caserna.

Do primeiro ano, logo de cara veio-me a tal de falta de coordenação para marchar. Resolvida com a sentença:

- "Vais apanhar se não acertares o passo"!

Sentença vinda de um colega. Na marcha alternava-se os braços com as pernas, perna esquerda à frente, acompanhada do braço direito e assim por diante!

Como eu não acertava, um veterano pegou dois pedaços de taquara, na frente e atrás, dois colegas seguravam as taquaras e eu no meio, com as mãos amarradas, assim deveria observar somente as passadas e acompanhá-las. Passados 5 minutos e nada de eu acertar, foi então que o colega sentenciou-me. Não precisei apanhar, bastou a sentença!

Logo em seguida veio o fuzil e a contradição, ainda quando criança mamãe pedira-me para nunca empunhar uma arma. contradição desfeita em seguida, pois só usaríamos o fuzil para instrução e em legitima defesa e de terceiros.

Então, no dia 21 de abril de 1973, o juramento:

- ...

Mesmo com o sacrifício da própria vida!

Os anos foram passando e troquei o fuzil com baioneta, por uma espada. Algumas vezes a Bandeira Nacional.

Hoje dentro do isolamento social, na volta da mesa da cozinha, com o cabo de vassoura, revivi os quatro momentos, o das taquaras, do fuzil, da espada e da bandeira. Pus de fundo um vídeo da incorporação da bandeira,então correu-me pelas veias a seiva da jovialidade, para espanto dos dois cães que nos protegem. Bati firme e rompi marcha. Fiz estremecer o piso, como fazíamos outrora.

Corri pelos 35 anos de caserna e depois mais seis na justiça, em ambos sobrevivi, sob a proteção divina, igual sorte que alguns colegas não tiveram, por isto, hoje não peço por mim, mas pelos que ainda estão lá, na luta diária e honrando nosso juramento!

Salve as polícias, civis e militares!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 21/04/2020
Reeditado em 21/04/2020
Código do texto: T6924109
Classificação de conteúdo: seguro