TERCEIRA GUERRA MUNDIAL

Eu sempre pensava que uma terceira guerra seria entre um país rico contra outro país rico em busca de mais riqueza e poder.

Eu nunca imaginei que a guerra seria totalmente diferente. Um inimigo invisível que seria a grande frente de batalha e todos os países, ricos e pobres estariam do mesmo lado.

E quem vai ganhar essa guerra?

Será quem melhor se preparar. Quem for mais humano possível.

Será o país que investir pesado em ciência e tecnologia.

Será o país que investir em estrutura hospitalar e humanística.

Será o povo que levar em conta a vida, sem fanatismo e sem priorizar o material, mas ter como centro a vida.

O ouro sem preço nas bolsas, não vale absolutamente nada.

O petróleo sem ter para quem vender, deixa de ser o ouro negro e passa a ser apenas um barro.

De que vale os shopings se não há ninguém para comprar?

De que vale as lojas de varejões e de grifes, se não há ninguém para mostrar?

De que vale carros populares e carrões nas garagens e estacionamentos, se não há para onde ir?

De que vale os lugares turísticos se não há quem vá visitá-los?

A palavra mais usada para combater esse inimigo feroz, invisível e ágil, é casa, o “cosmoi”.

O lugar mais humano, mais gostoso de se ficar.

Esse inimigo nos fez ver que a casa é o lugar da maior e melhor arma para se combater uma guerra. Mostrou que a casa é o porto seguro. Não mais as bolsas de valores, os comércios lucrativos, os bancos que concentram riquezas...

O inimigo invisível mostrou que para vencê-lo temos que ficar perto só de quem amamos bastante.

Que temos de refletir sobre a vida em si e não sobre o poder, o ter, mas sobre o SER.

Foi preciso que o mundo parasse para perceber o valor da vida.

Essa guerra está fazendo os pais perceberem que a educação se dá em casa, e os prédios escolares são centros de socialização acadêmica.

E que os profissionais da educação é que são os verdadeiros heróis, os mitos de fato.

Os profissionais da saúde que estão nos hospitais, sem condições reais de trabalho é que são os verdadeiros heróis, os mitos de fato.

E não nos chefes de governos quando são verdadeiros insanos, energúmenos irresponsáveis.

Depois que tudo isso passar, o mundo não será mais o mesmo.

Acredito que não haverá lugar para a insanidade, a ganância e a desumanidade.

Acredito que depois dessa guerra o importante serão os valores e não os custos, e que sirva para o mundo rever seus conceitos.

Onde não haja ricos e pobres, mas humanos. Que rico seja quem trabalha dignamente e não quem concentra bens.

Acredito que perceberemos que sem o ser humano, o planeta é mais belo, mais limpo e mais feliz.

Acredito que os corações perceberão que a vida vale pelo que ela é na sua fragilidade e não pelo que se acumulou.

E nessa guerra, a melhor trincheira é a casa. E a melhor munição é a água e o sabão.

E depois que tudo passar, seremos renascidos para a vida nova, agora mais humana.

Pois esse inimigo invisível mostrou que a nossa casa, mãe terra,

é tão frágil quanto a vida humana.

É isso aí!

Acácio Nunes - baseado no livro de Adriana Giampetro.

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 19/04/2020
Código do texto: T6922505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.