HOJE É O DIA CERTO PARA AMAR E PRINCIPALMENTE VIVER!

Esta temporada em que o mundo inteiro se encontra em isolamento social poderia ser considerada de diversas maneiras. Mas é plausível que cada um “saia de si”, para transformar positivamente o dia a dia dos que estão próximos. Com efeito, é bem verdade que estávamos acostumados a um quase total livre arbítrio de ir e vir a diversos lugares que quiséssemos sem temer, sem se importar com muitas situações que poderiam nos acontecer. Talvez temíamos lugares sombrios. Outras horas nós receávamos algumas pessoas estranhas em espaços insalubres. Contudo agora, mais do que nunca, temos um “inimigo invisível” que pode nos assolar sem que percebamos, sem que notemos a sua presença. Então é hora de reaprender, de incorporar novas atitudes sociais e de lida com a saúde, com a higiene e com as pessoas com as quais convivemos igualmente.

Vale destacar que antes lamentávamos por não ter tempo para ficar com os filhos, com a família, com os que estimamos. E podemos constatar que, a despeito de uma situação de saúde em que muitos lutam para conter os danos, também é um momento raro que nos oportuniza prestar atenção a um novo jeito de viver pessoalmente. Podermos nos conhecer melhor, estarmos mais “próximos” de tudo o que temos alcançado e que não dispúnhamos de tempo, ou não tínhamos predisposição para fazê-lo. Ressalta-se que é um novo exercício! Pois quando nos aprofundamos no reconhecimento ao outro podemos nos esbarrar ainda em todas as suas potencialidades e qualidades. Todavia novamente podemos conhecer aspectos das pessoas que podem não nos agradar. E é nessa hora que é premente o querer se desenvolver humana e espiritualmente. Para que possamos conceber que todos têm virtudes, contudo vivenciam internamente suas atribulações. E para não causarmos alvoroços e frustrações é a ocasião de refletirmos também no que precisamos melhorar em humanidade para alcançarmos o melhor de si para os outros.

Não é à toa que o líder indiano, Mahatma Gandhi professava “que não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho”. Pode ser que estejamos ávidos para chegar ao final, para que tudo se acabe. E para que possamos sair sem se preocupar e, que não mais tenhamos que ficar a todo tempo em casa. Mas enquanto estivermos com a ideia de que tudo parece ruim, somente desperdiçaremos este tempo precioso presente. Gandhi, além disso, continua “o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. Então nada melhor do que desfrutarmos com tudo o que somos esta lacuna da vida social para o nosso autoconhecimento. Para contribuir de forma diferenciada aos que vem a nós. Porque não fazermos desse isolamento um momento de criatividade, de expansão, de expressão de mais amor a si e aos outros? O genial monge budista tibetano, Dalai Lama, ainda nos ensina que “só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 19/04/2020
Código do texto: T6921970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.