DERCY GONÇALVES & NESTOR TANGERINI

NESTOR TANGERINI & DERCY GONÇALVES

Com De Chocolat e João Cândido Ferreira, Nestor Tangerini escreveu, em 1937, a Revista QUEM SERÁ O TUTU?, encenada no Teatro Pavilhão Floriano, na Tijuca, Rio. A atriz principal do espetáculo era nada mais nada menos do que Dercy Gonçalves.

A escritora Maria Adelaide Amaral, em sua biografia sobre a atriz, Dercy de Cabo a rabo, Editora Globo, 1994, se esqueceu de citar essa revista, bem como a revista No tabuleiro da baiana [1ª. Montagem, sem a direção de Jardel Jércolis.

No dia do lançamento do livro, no CCBB, onde acontecia, em paralelo, uma exposição sobre Dercy, levei, para a atriz, cópias dos cartazes das duas revistas, imaginando que não haveria qualquer citação sobre Tangerini. E não havia. Lembro-me de que Dercy ficou espantada com o presente, pois ela mesma não tinha aqueles dois documentos. E ainda se lembrou de meu pai, do grave acidente que ele sofrera, de Antônia Marzullo, minha avó, de Dinah, minha mãe, e Dinorah, minha tia.

“- Eu ia muito à casa de sua avó, para jogar baralho com ela”, disse Dercy.

Uma carta foi enviada à escritora, pedindo que, numa nova edição do livro, houvesse uma correção. Nenhuma resposta foi dada até agora.

Registro aqui, mais uma vez, que Dercy Gonçalves trabalhou em duas peças de Nestor Tangerini: Em No tabuleiro da baiana e em Quem será o tutu?

Os textos de Quem será o tutu? foram perdidos, restando apenas o cartaz da peça.

A fluminense Dolores Gonçalves Costa, mais conhecida com Dercy Gonçalves, nasceu em Santa Maria Madalena, RJ, a 23 de julho de 1907. Faleceu no Rio de Janeiro, capital, a 19 de julho de 2008.

Do livro Perfil quase perdido, de Nelson Marzullo Tangerini,

Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ, 2000.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 13/04/2020
Reeditado em 13/04/2020
Código do texto: T6915539
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.