ORGULHO

ORGULHO!

Aqueles que têm me prestigiado com a leitura de minhas crônicas, são testemunhas do quão bairrista eu sou. Não troco Santo André por qualquer outra cidade. Quantas e quantas vezes, ao estar em viagem de turismo, já não me peguei dizendo: “que delícia de lugar, aqui eu moraria”. Tudo de boca para fora. De Santo André não saio! Aqui nasci. Aqui me criei. Aqui me casei. Aqui nasceram meus filhos. Aqui vou morrer. Só não serei enterrado, porque, por opção, quero ser cremado. Todavia, minhas cinzas, aqui serão espalhadas.

Sei lá! Para muitos, Santo André não tem nada de especial. É bonita?

Não é lá essas coisas de beleza, mas tem seus encantos. Peca por não ser um exemplo de preservação da memória. Tem melhorado muito nesse aspecto. No tocante à cultura, também houve uma grande evolução. Hoje, temos um museu onde já se pode conhecer boa parte de nossa história. A Casa da Palavra é um local onde há uma ininterrupta promoção de eventos ligados a tudo o que se refere à comunicação, literatura, cinema, teatro. A Casa do Olhar, que promove exposições de artistas plásticos.

Porém, o que Santo André tem de bom é a Orquestra Sinfônica! Sou um frequentador de suas exibições. Sempre muito prestigiada. Recentemente, ela deu um concerto na Catedral do Carmo, numa tarde de um dia de semana. Apesar disso, havia um bom número de expectadores. A Catedral tem uma ótima acústica, o que elevou, ainda mais, a beleza do espetáculo.

Nossa orquestra tem certa fama. Todo ano é convidada e participa do Festival de Inverno de Campos do Jordão, o que se trata de uma honra, pois, nesse evento, de fama nacional, comparecem as grandes orquestras do Estado.

Outro aspecto em que minha cidade se destaca, é a existência de diversos parques públicos. Diariamente faço minhas caminhadas no antigo Parque Duque de Caxias. É uma bela área situada bem próxima do centro da cidade. É dotada de uma excelente vegetação, se bem que não há um primor em sua conservação. Era uma antiga chácara de propriedade particular, chamada São Luiz, depois adquirida pela General Electric. Posteriormente, foi desapropriada pela Prefeitura. Além desse, temos o Parque Central, uma imensa área situada pelos lados da Vila Assunção e Bairro Paraíso. Possui diversos lagos, e sua vegetação ainda carece de certo crescimento, para se tornar um local mais pitoresco. A Chácara Pignatari e o Parque Regional da Criança são, também, espaços bem agradáveis, onde se pode passar algumas horas de lazer, longe do movimento e burburinho da cidade.

Santo André apresenta, hoje, um vertiginoso crescimento habitacional, eis que, muitos paulistanos têm procurado nossa cidade para morar, uma vez que, além da proximidade de São Paulo, os imóveis, aqui, ainda têm um preço bem mais acessível do que na Capital.

Enfim, tenho muito orgulho de minha cidade!

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 12/04/2020
Código do texto: T6915195
Classificação de conteúdo: seguro