A PÁSCOA

A PÁSCOA

SUELY BRAGA

Páscoa é vida. Vida é Ressurreição.

Cristo veio “para que todos tenham vida e vida em abundância. ”

A Páscoa é a maior comemoração dos cristãos. Cristo morreu e ressuscitou para redimir o mundo. Para perdoar os pecadores, ressuscitar os mortos, converter os infiéis, salvar os doentes. Pregou o amor, a fraternidade, a solidariedade, o perdão e a justiça. Perdoou Maria Madalena, ressuscitou Lázaro, curou os leprosos, acolheu as criancinhas. Cristo foi um Revolucionário do seu tempo. Percorreu com os apóstolos os caminhos de Jerusalém e finalmente foi condenado, morreu nos salvou de nossos pecados e ressuscitou para a salvação da humanidade.

A Campanha da Fraternidade este ano trata sobre a VIOLÊNCIA COM O LEMA; VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE . O PAPA FRANCISCO AFIRMA: ” Para cuidar da vida, precisamos pensar nos outros. Cristo por amor se entregou até o fim para nos salvar. Seus braços abertos na Cruz são o mais precioso e mostra que Cristo Ressuscitou para a Salvação da Humanidade. .Ele vive.” O que vemos em nosso país e na América Latina é uma juventude desencaminhada, em sua maioria desiludida, frustrada, sem perspectiva, desesperançada. Em todas as classes sociais entregues ao vício, às drogas, à prostituição. São jovens que nas classes altas recebem, em casa, uma educação sem respeito aos limites com todos os seus desejos realizados por pais ausentes, querendo recompensá-los com presentes e regalias. Dando lhes liberdade ilimitada. Nas classes menos favorecidas, nas favelas, dominados pelos traficantes, sem condições de subsistências entregam-se a todos os tipos de crimes.

Excluídos e marginalizados buscam nas drogas meios de driblar a fome e a miséria. Acabam tornando-se, desde muito cedo, criminosos, praticando a violência. A violência presente nas grandes metrópoles, nas cidades pequenas, em todos os recantos do país. As mortes, suicídios, homicídios, infanticídios ocorridos em dezenas por dia. A violência contra as crianças, os jovens, as mulheres, os idosos, contra os gueys, contra os travestis, contra, contra as religiões. A violência contra os pretos e os pobres. A violência incentivada pela mídia nas novelas, jornais, filmes e até nos filmes e desenhos infantis. A violência difundida nos teles jornais e em quase todos os programas.

A desestruturação das famílias cujos pais deixam a educação de seus filhos entregue à escola.

A responsabilidade da salvação da juventude cabe a cada um de nós. É preciso que famílias, autoridades, os poderes públicos e toda a sociedade se unam, apresentando programas que engajem os jovens na luta pela construção de um mundo melhor.Resgatar os ideais, os planos, os objetivos, a esperança, os sonhos dos jovens, para que eles encontrem seu lugar na sociedade.

Vamos neste tempo de preparação para a Páscoa, fazer uma profunda reflexão, lutando para transformar o ódio em amor, em partilha, fraternidade, solidariedade, perdão e doação, pois” SOMOS TODOS IRMÃOS”, FILHOS DO MESMO PAI, salvos pela Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que deu a vida para salvar a humanidade. Façamos como o bom samaritano que: VIU, SENTIU E CUIDOU DELE, conforme nos diz o lema da Campanha da Fraternidade. É preciso que saiamos de nosso egoísmo, nosso comodismo e pratiquemos a solidariedade, a fraternidade com nossos irmãos e rezemos por todos aqueles que estão atingidos pelo coronavírus, que assola o mundo, provocando a morte. Cristo é Vida e sofreu para salvar a Vida.

Osório, Páscoa de 2018.

.

suely Braga
Enviado por suely Braga em 11/04/2020
Código do texto: T6914168
Classificação de conteúdo: seguro