TEATRO DE REVISTA > NESTOR TANGERINI 2

NESTOR TANGERINI & CIA. TEATRAL JARDEL JÉRCOLIS

Nelson Marzullo Tangerini

Em 1936, Nestor Tangerini conhece o empresário Jardel Jércolis e escreve, para a sua Cia. Teatral, a Revista ESTUPENDA!!! , grande espetáculo em 2 atos e 33 quadros, encenada no Teatro Carlos Gomes, com músicas de Ferreira Filho, Cristo de Mesquita, Jardel Jércolis, Ercole Varetto, Custódio Mesquita, e outros, cenografia dos mestres Ângelo Lazary e Arno Voigt, guarda roupa de Zanel (de Paris) e Madame Sônia, sob figurinos de Lodia Silva e Voigt, maquinaria de José de Alencar, montagem elétrica de José Sacramento, adereços de Álvaro de Andrade, coreografia de Carlos Lisboa e direção geral de Jardel Jércolis.

Vejamos, aqui, a relação dos 2 atos com respectivos quadros e nomes de artistas que neles trabalharam:

1º ATO: 1º quadro - HAUTE COUTURE!... A premiére – Elvy Dorly. As costureiras – As 24 Jardel Girls. Os grooms – as 10 Vamps 1936. Os alfaiates – os 4 Gentlemen Jércolis. 2º quadro – EU PRECISO ME VESTIR... – A revista antiga – Nino Nelo. 3º quadro – A TRILOGIA QUE IMPERA! – Revista Francesa – Henriqueta Romanita e João Silva Júnior. Revista Americana – Lalka Adrian e Oscar Cardona. Revista Inglesa – Lita Prado e Rafael de Almeida. 4º quadro – ASSIM SIM, MAS ASSIM, TAMBÉM NÃO... – Ela – Gena Biairli. Ele – Carlos Lisboa. 5º quadro – À MODA PORTUGUESA – Cachopa – Luisa Satanella. – As roupas – As 10 Vamps 1936. 6º quadro – A MODA CÁ DE CASA... – A baiana – Déo Maia. 7º quadro – O QUE DIZ A SUA MÃO – Ela – Lódia Silva. Ele – De Lorena. 8º quadro – MÃOS!!! – As mãos – As 24 Jardel Girls. O vampiro – Carlos Lisboa. A mão – Lalka Adrian. 9º quadro – A VIDA É UMA PARÓDIA – Ele – Pepito Romeu. 10º quadro – UMA TIA MILIONÁRIA – O sobrinho – Nino Nelo. A tia – Vina de Souza. A mulher – Gina Bianchi. A sobrinha – Elvi Dorly. A prima – Henriqueta Romanita. O Dr. – João Silva Júnior. O criado – Oscar Cardona. 11º quadro – NA ILHA DOS CORAIS! – Ela – Lódia Silva. Ele – De Lorena. A visão – Enrique Ébano. As nativas – As 24 Jardel Girls e as 10 Vamps 1936. Os pescadores – os 4 Jércolis Gentleman. 12º quadro – SENTIMENTO LUSITANO – O rapaz – Luisa Satanella. O que pergunta – Oscar Cardona. O outro – Rafael de Almeida. 13º quadro – A CARTA DA BEMVINDA... – Bemvinda – Déo Maia. – Seu Zé. – João Silva Júnior. 14º quadro – O MOMENTO DO JAZZ! – Elas – Gina Bianchi e Henriqueta Romanita. As outras – as Jardel Girls. 15º quadro – MÚSICA DE... CÂMERA! – Ele – Nino Nelo. O de São Paulo – João Silva Júnior. O outro – Oscar Cardona. 16º quadro – CRISTAIS! – A diseuse – Elvy Dorly. 17º quadro – DELÍRIO DE CRISTAIS!!! – Grande apoteose, na qual toma parte toda a companhia.

2o ATO: 18º quadro – MAIS UM, PARA ABRIR... – Elas – Gina Bianchi, Henriqueta Romanita e Lalka Adrian. As que dançam – As 24 Jardel Girls. 19º quadro – OS NOSSOS GANGSTERS!... – Al Capone – Nino Nelo. Dillinger – João Silva Júnior. A criada – Elvy Dorly. O cobrador – Pepito Romeu. O massagista – Oscar Cardona. O patrão – Rafael de Almeida. 20º quadro – ALTO LÁ! – Ela – Déo Maia. Ele – Grande Otelo. 21º quadro – CIELITO DE MEXICO – Ela – Lódia Silva. Ele – De Lorena. Os mexicanos – os 4 Jércolis Gentlemen. As mexicanas – As 24 Jardel Girls e as 10 Vamps 1936. 22º quadro – RAPSÓDIA PORTUGUESA – Ele – Carlos Lisboa. Ela – Lalka Adrian. 23º quadro – MISS O. K. – Miss O. K. – Luisa Satanella. O conquistador – Pepito Romeu. 24º quadro – COMO NOS FILMES... – Ela – Luisa Satanella. As que dançam – as 24 Jardel Girls. –25º quadro – PRA MIM, CHEGA!... – O amigo – Nino Nelo. O pai – Pepito Romeu. A mãe – Vina de Souza. O amigo – João Silva Júnior. A filha – Gina Bianchi. A amiga – Henriqueta Romanita. O noivo – Oscar Cardona. 26º quadro – AXPRESS!!! – Ela – Lódia Silva. Ele – De Lorena. 27º quadro – IN HOC SIGNO VINCIT! – O gladiador – Carlos Silva. Ela – Lalka Adrian. As dançadoras – as 24 Jardel Girls. 28º quadro – NEGO... – NEGUINHO!... – Ela – Déo Maia. 29º quadro – O FAKIR RACHAMAN – Ele – Pepito Romeu. Os velhos – Nino Nelo e Vina de Souza. Os jovens – João Silva Júnior e Elvy Dorly. 30º quadro – FLORES DE SONHO! – A papoila – Luisa Satanella. As outras – As 24 Jardel Girls. 31º quadro – A GREAT ATTRACTION! – Ele – Grande Otelo. Ela – Marga Varetto. 32º quadro – ESTUPENDA!... – A brasileira – Gina Bianchi. A magra – Lalka Adrian. A morena – Henriqueta Romanita. A gorda – Vina de Souza. A elegante – Elvy Dorly. A portuguesa – Luisa Satanella. A loura – Lódia Silva. 33º quadro – TERRA ESTUPENDA! – Grande apoteose, na qual toma parte toda a companhia.

Os espetáculos, encenados todas as noites, em 2 sessões, às 7,40 e 10 horas da noite, eram acompanhados pela famosa “JARDEL SYNCOPATED HOT ORCHESTRA, composta de 14 áses sob a direção “I-NI-MI-TÁ-VEL” de Jardel Jércolis”, como foi apresentado pela imprensa da época.

Em São Paulo, o sucesso foi tão grande, que Tangerini, que não era um grande missivista, acaba escrevendo, empolgado, uma carta à irmã e ao cunhado:

“Camillo e Elsinha.

Saúde e felicidade.

Chegamos a S. Paulo recebidos festivamente por jornalistas e colegas de teatro.

O meio artístico, que se compõe de paulistas e filhos de outros Estados, é bom e muito dado; o povo, porém, é recolhido e de pouco trato social, pelo que fica devendo muito, em educação, ao carioca.

Estreamos na 4ª feira, com felicidade: a peça (Estupenda!) agradou em cheio e tem abarrotado todas as sessões.

A vida aqui, contrariamente ao que me informaram, é mais cara que no Rio, bastando dizer, para a confirmar, que só de hotel pago uma diária de 20 H 000, sem que esteja bem instalado.

Quanto à minha saúde vou bem, talvez melhor que aí.

Se até aqui não lhes escrevi, não é por que não tenha tido saudade de vocês, mas pela falta de hábito de escrever cartas...

Beijos e abraços a todos, um cascudo na Neuza e uma paulada na Nancy.

S. Paulo, 23/2/936

Nestor”.

A carta de Nestor à família parece nos dar uma opinião diferente de Salvyano Cavalcanti de Paula, autor de O Teatro Rebolado, onde diz que Estupenda!, Editora Nova Fronteira, teria sido um fracasso.

O mais interessante nesta história, sobre o livro do Sr. Salvyano, é que procurei a Editora Nova Fronteira, para que o autor corrigisse o erro e a referida editora não me deu atenção alguma. Aproveitando o momento, apresentei-lhes meu livro, Perfil quase perdido, uma biografia para de Nestor Tangerini, esquecido. A resposta foi a mesma que dão a todos os escritores sem padrinhos: “No momento, não estamos publicando nada”.

Quanto ao cascudo na Neuza e a paulada na Nancy, isto jamais aconteceu. Tangerini, sempre contrário à violência, amava muitíssimo suas sobrinhas e isto não passou de uma brincadeira do humorista.

< Do livro Perfil quase perdido, de Nelson Marzullo Tangerini, Biblioteca Nacional, 2000.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 11/04/2020
Reeditado em 11/04/2020
Código do texto: T6913958
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.