FAMÍLIAS PÊRA MARZULLO TANGERINI

“ENTRE LUZES E CENÁRIOS

Nelson Marzullo Tangerini

Achar alguém na árvore genealógica da família Pêra que não seja ligado à arte também não é tarefa amena. Praticamente todos nasceram no meio de luzes e cenários, como conta Dinorah Marzullo, viúva do ator Manuel Pêra e mãe das atrizes Sandra e Marília Pêra.

Dinorah é filha de Antônia e Emílio Marzullo e diz que foi incentivada pela mãe a ingressar na carreira de atriz. “Ela trabalhava com Alda Garrido e viajava todo o Brasil fazendo teatro”, recorda ela, hoje com 77 anos.

Antônia Marzullo foi atriz de destaque. Dentre suas muitas atuações exaltadas pela crítica estão as comédias “As solteironas dos chapéus verdes” e “Sexo”.

Também atriz de cinema, foi recrutada, em 1934, pelo cineasta Humberto Mauro para participar de “Favela dos meus amores”, um dos primeiros filmes nacionais.

Seguindo os passos da mãe, Dinorah estreou aos 16 anos como girl fazendo números musicais nos intervalos do show de Araci Cortes. “As girls gostavam muito de mim e pediam para o Ari Barroso compor um sambinha para eu cantar nas lacunas da Araci. Eu cantava, sapateava e todos ficavam encantados”.

O encontro de Dinorah com Manuel Pêra aconteceu na década de 40, no espetáculo “O garçon e o casamento”, de Mesquitinha. “Era engraçado vê-los em cena porque o Mesquitinha era baixinho e o Pêra tinha 1,80m”. Quando levaram o espetáculo a Porto Alegre, a mãe de Dinorah pediu a Pêra que acompanhasse sua filha e as outras meninas durante os passeios. Foi o bastante para que os dois se apaixonassem. “Nem chegamos a namorar. Um dia ele simplesmente me pediu em casamento. O Pêra, no entanto, impôs uma condição: tínhamos de nos casar lá mesmo, em Porto Alegre. Eu aceitei e nos casamos no palco. Na platéia ficaram os convidados”, conta. Quatro anos depois, nasceu a primeira filha do casal: Marília Pêra.

Marília é mãe de Ricardo Graça Mello, filho de seu casamento com Paulo César da Graça Mello, e de Esperança e Nina Pêra Motta, filhas da união com o produtor Nelson Motta. Por outro lado, sua irmã Sandra Pêra, que integrou o grupo musical “As Frenéticas”, é mãe de Amora Pêra do Nascimento, sua filha com o compositor Gonzaguinha.

Indo mais longe nas origens da família, encontramos Dinah Marzullo, atriz e irmã de Dinorah Marzullo, quase sempre nunca lembrada nas reportagens sobre os Pêra, o que também ocorre com seu outro irmão Maurício Marzullo e Nestor Tangerini, poeta e caricaturista, marido de Dinah.

Empenhado na preservação da memória da família, o filho de Nestor, Nelson Tangerini, vem resgatando há mais de 20 anos a obra do pai e da avó Antônia. E está à procura de documentos e fotos que mostrem Antônia ao lado de Sarita Montiel, no último filme de sua carreira, “Samba”. A obra é uma produção espanhola de Cesareo Gonzáles e foi rodada em 1963.”

Jornalista: Mônica Riani

Matéria publicada no jornal Boca de Cena, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro, no. 6, pág. 6, 1999:

Mônica Riani
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 09/04/2020
Reeditado em 11/04/2020
Código do texto: T6911660
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.