HISTORIAS DA VILA - LAURO DRESSLER

Historias da Vila

Lauro Dressler

Recebemos a noticia do passamento do Sr. Lauro Dressler. Figura impar na historia da vila onde nasceu e residiu até o seu falecimento. Como a pagina é de historias, vamos lembrar algumas com este personagem.

No inicio da década de 70, tínhamos na faixa de 10 a 12 anos e o Lauro um pouco mais velho já trabalhando como chapa no moinho de fubá do Sr. Zé Reis. Ele era um adolescente com um apetite voraz. Sempre comendo e como já trabalhava era o único entre nós que tinha dinheiro e assim ganhávamos alguns trocados dele fazendo alguns pequenos mandados como ir a padaria do Sr. Zé, hora buscando um pão de meio quilo e uma dúzia de ovos ou um pão de meio quilo e quinhentos gramas de salame, que era devorados de uma só vês no seu pequeno lanche da tarde, gostava também de um jogo de baralho e o dinheiro que ganhava geralmente não durava 24 horas.

Nesta época poucas residências tinha aparelhos de tv, como na casa dele tinha, era o nosso ponto de encontro. Ali assistíamos filmes, novelas e seriados sempre sentados no chão, pois a mãe dele não permitia que nenhuma criança se assentasse no sofá, dentre a programação, uma era a mais esperada, era o dia de filmes de terror que geralmente começava as 22.30 e ia à madrugada adentro. Como era varias horas de filme, sempre batia uma fome e ai entrava algumas figuras especializadas em visitar galinheiros alheios e com a presença destas galinhas o rango estava garantido.

No meio desta turma havia uma menina, que também já faleceu que tinha um grande galo branco, um galo de granja que foi criado solto nos becos e todo mundo conhecia, pois bem, num destes tours noturnos nossos amigos fracassaram e não conseguiram nenhuma presa, quando passaram em frente da casa dela e lembraram-se do galo,foi tiro e queda e rapidamente chegaram com o bicho já depenado que foi diretamente para a panela. Quando da comilança, geralmente brigavam-se muito pelos melhores pedaços, más neste dia não, foram reservados os melhores para ela que se deleitou e elogiou o tempero.

No outro dia ao andar pelos becos a mesma viu as penas brancas e rapidamente se deu conta da ausência de sua ave, quando percebeu o que tinha ocorrido, brava ela foi tirar satisfação com todos, e o pau quebrou, acabando ali o habito de assistir os filmes de terror,

Esta é uma dentre varias historias vividas por nós e este compadre/irmão que partiu.

Que deus o tenha.

Charles Vagner