Histórias de Papas



     1. A Quaresma está terminando. A Semana Santa se aproxima. Este ano, 2020, será de 5 a 12 de abril e já estamos nos últimos dias de março. Aproveitando, pois, o clima favorável às coisas de Deus, estou, aqui, recordando, em rápidas pinceladas, alguns Papas que, ao longo do tempo, fizeram história.
     2. Antes, porém, uma palavrinha sobre o atual ocupante do trono petrino, o nosso Francisco, o papa que veio do "fim-do-mundo"; assim ele, também, será lembrado.
     Muito quebradinho, o nosso Pastor maior, na sua última aparição, em recente evento, na Praça de São Pedro. Perceberam? Lembrando o Cirineu, um cardeal o ajudava, nos seus passos lentos, até o milagroso crucifixo que enriquecia o cerimonial litúrgico, na monumental praça do Vaticano.
     3. Capengando, visivelmente fragilizado, Francisco, direto do seu modesto trono, abençoou a Terra. Com a bênção Urbi et Orbi, ele, pastor e lider, (alô, Bolsonaro!) se solidarizou com as vítimas do Covid-19, e suas famílias. O Papa, que mora na Italia, está sabendo, perfeitamente, que o coronavírus não é uma "gripezinha",  como um conhecido boquirrota andou por aí dizendo.
     4. Dito isso, voltemos aos papas que fizeram história. Escolhi alguns, tirando-os de "Os Pontífices", um livrinho que a quarentena, à qual voluntariamente me submeto, ajudou-me a encontrar na minha estante de livros religiosos. 
     Em pequenos tópicos, esse precioso livro leva-nos a percorrer o papado, de Simão Pedro a João Paulo II.      Ficaram de fora Bento XVI e Francisco porque se trata de uma Edição Loyola de 2001. Explicado, portanto.
     5. Parece cansativo, mas vamos  a eles, situando-os no tempo. A história do pescador Pedro, todo mundo conhece: "Tu és Pedro e sobre essa pedra...", etc., etc. Nascia o primeiro Papa.
     Papa Clemente (88-97) - No seu reinado, começa a ser usada nas cerimônias religiosas a palavra "Amém". Introduziu os paramentos sagrados.
     Papa Alexandre I (105-115) - "Instituiu o uso da água benta e determinou que a hóstia fosse feita com pão ázimo". 
     Papa Sísto I (115-125) - Introduziu o tríplice canto do "Santo" na missa". 
     Papa Telésforo (125-136) - "Compôs o hino Gloria in excelsis Deo".
     Papa Higino (136-140) - ... "instituiu os padrinhos no batismo dos recém-nascidos".

     6. Papa Sotero (166-175) - "Foi o primeiro a dar caráter de sacramento ao matrimônio".
     Papa Vítor I (189-199) - Estabeleceu que para o batismo de urgência se pudesse usar qualquer água".
     Papa Ponciano (230-235) - Ordenou o canto dos Salmos nas igrejas".
     Papa Sirício (384-399) - "Foi o primeiro a adotar o título de papaprescreveu o celibato dos padres e diáconos, assim como a ordenação dos sacerdotes unicamente pelos bispos".
     Papa Gelásio I (492-496) - "Introduziu na missa o Kirie eleison". 
     Papa João II (533-535) - " A partir do seu pontificado, os papas mudam de nome ao ser eleito".      Papa Eugênio I (654-657) - "Determinou a obrigação de castidade perpétua para os padres".
     Papa Leão II (682-683)  - "Introduziu o uso da água benta nos ritos".
Papa Sérgio I (687-683) - "Introduziu na liturgia o canto do Agnus Dei".


     7. Papa Bonifácio VI (896) - Seu pontificado durou 15 dias.
     Papa Nicolau II (1059-1061) - "Decidiu que o papa seria eleito apenas pelos cardeais".
     Papa Honório III (1216-1227) - "Aprovou definitivamente as regras dos franciscanos e dos dominicanos". 
     Papa Gregório IX (1227-1241) - "Proclamou santos Francisco de Assis, Antônio de Pádua e Domingos de Gusmão". 
     Papa Alexandre IV (1254-1261) - "Canonizou Clara de Assis e reconheceu os estígmas de São Francisco de Assis".
     Papa Urbano IV (1261-1264) - "Instituiu a festa de Corpus Christi". 
     Papa Sisto IV (1471-1484) "Construiu a Capela Sistina". 
     Papa Júlio II (1503-1513) "Instituiu oficialmente a Guarda Suiça".

     8. Papa Gregório XIII (1572-1585) - "Determinou que fosse adotado o calendário Gregoriano que a ele deve o seu nome , abandonando o Juliano.
     
Papa Leão XI (1605) - ..." morreu ao sofrer uma queda do cavalo".
     Papa Clemente XII (1730-1740) - "Fez construir a Fontana de Trevi".
     Papa Leão XIII (1878-1903) - Assinou e publicou a Encíclica "Rerum Novarum". Foi o primeiro papa a se deixar filmar. 
     Papa Pio X (1903-1914) - Estabeleceu a elevação da hóstia e do cálice".
     Papa Pio XI (1922-1939) - Fundou a Rádio Vaticano.
     Papa Pio XII (1939-1958) - Proclamou o dogma da Assunção da Virgem Maria. "
     Papa João XXIII (1958-1963) - Ainda hoje é lembrado como "o bom papa João". Convocou o Concílio Vaticano II. Atualizou os temas da política social da Igreja.

     Papa Paulo VI (1963-1978) - Primeiro Papa a viajar para fora da Europa. O último papa a usar a Tiara papal.
     Papa João Paulo II (1978-2005) - Carismático. Poliglota. Em 13 de maio de 1981 foi vítima de um atentado. Nas suas visitas pastorais, nos cinco continentes, reunia "enormes multidões". Polonês. Primeiro papa não-italiano desde 1522.


     9. Os papas Bento XVI e Francisco ficarão para depois. São papas contemporâneos. O que fez, no caso o Bento, e o que está fazendo o Francisco, ainda está na memória do povo. 
     Ponha-se, porém, em destaque o trabalho do Papa Francisco, enfrentando enormes dificuldades na administração e condução da Santa Sé. Ninguém ignora isso. 
     Mas Mateus lembra, no seu Evangelho (16,18), que o Messias (o verdadeiro) garantiu "que as portas do inferno não prevalecerão contra ela", a Igreja de Cristo. 


 


     




 
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 29/03/2020
Reeditado em 29/03/2020
Código do texto: T6900591
Classificação de conteúdo: seguro