ELOGIO DA LOUCURA

Eu já sei que é o título de um livro do Erasmo de Roterdã, que nunca li completamente. Mas, é também uma frase que concerne bem com as palavras que seguirão. Então, por que tudo está relacionado à loucura? Todos os excessos e todas as faltas são assim classificados, por razões bem instigantes.

Falta algo? Loucura. Algo está além do esperado? Loucura. Nós nem sabemos o significado das palavras e mesmo assim, aplicamos elas e aplicamos e aplicamos e põe aplicamos nisso. Seguindo essa linha, a loucura é, dentro do contexto de hoje, quase tudo que foge de um padrão. Não é algo bom, não é algo ruim, é apenas algo que não segue uma adaptação de uma normalidade criada e perpassada. Um grito pode ser loucura. O quadro "O Grito" pode está representando a loucura. Ora, eu estou te dizendo que a loucura está em tudo que se vê e sente.

Você já experimentou a loucura, quer ver? Já disse que alguma teoria do senso comum está errada? Já disse que algum segmento da sociedade manipula outro? Já saiu da bolha e defendeu alguma minoria? Pois já foi taxado de louco(a) por essas coisas que me chegam a mente como comuns.

Contudo, não vá se entristecer com o que estou dizendo, porque o título não está ali para embelezar minha crônica. Eu já estou a ver "loucura" como elogio, em vários casos. Já percebeu as pessoas que são consideradas loucas, em várias situações? Raúl Seixas, Sócrates, Marie Goueppert Mayer, Leonardo de Vinci e Ariano Suassuna são exemplos. Vai encarar?

Para deixar mais claro ainda, a palavra loucura tem se adaptado às situações, como tantos outros vocábulos. Dessa maneira, não é de todo ruim ser posto no grupo da loucura, vai que a situação está sendo prestigiada positivamente e foi um elogio? Vale a pena ver toda essa "situacionalidade" dos termos de pertinho, pois é extremamente delicioso ver os significados que esses termos ganham e onde eles são aplicados.