Dos muitos conselhos que minha tia me dava, guardei alguns na memória. Saudades dela, tão humilde e tão cheia de sabedoria. Pena que não esteja mais entre nós. Partiu cedo demais.
       Certa vez, quando me viu angustiado por causa de tantos problemas, aconselhou-me a ficar quieto. Não tome nenhuma decisão por agora, meu rapaz — disse-me ela — , e deixe todas as preocupações pra depois. Faça como o bom praiano, que sempre dá um jeito de mergulhar por baixo, quando vê que a onda é muito alta e forte demais.
       Cuidado. Muito cuidado, meu sobrinho.  Porque também é preciso evitar grandes decepções. Por isso, preste atenção naquilo que um provérbio chinês recomenda: "Nunca faças tua felicidade depender, daquilo que não depende de ti."
      Com ela aprendi que o melhor lugar do homem beber é em sua própria casa. É, beber, às vezes, pode ser perigoso. Vivendo num tempo tão violento e cruel, a melhor coisa a fazer é beber cheio de cuidados, principalmente se você estiver sozinho, em algum boteco de cidade grande. Acredite nisso. Semanas atrás, quando fui deixar minha filha no hospital, vi por lá um sujeito com a cara toda arrebentada e a cabeça cheia de cortes, por causa de uma briga de bar
      Barzinho é lugar de confusão, dizia minha tia. Portanto, se quiser beber, não beba na rua: beba em casa. Sábias palavras. Tomei o conselho dela como regra de vida.  E assim, quando dá vontade de beber chamo os amigos, chamo os cunhados e faço uma grande festa lá em casa.
JOTA SANTIAGO
Enviado por JOTA SANTIAGO em 27/03/2020
Reeditado em 30/03/2020
Código do texto: T6898838
Classificação de conteúdo: seguro