É sobre isolamento social, mas também é sobre responsabilidade.

Em tempos de crise há que se ter bom senso, coisa que não existe no nosso país. O exemplo vem de cima? Não! Tudo é motivo pra jogar a responsabilidade pro coleguinha, coisa de guri do sexto ano!

Indignação é um sentimento coletivo? Também não! O que traz indignação a alguns é que se tem informação! Existe tecnologia, conexão em tempo real com o mundo inteiro, há sim o conhecimento da gravidade da situação e muitos, ainda assim, dizem que é só uma gripezinha. Isso traz indignação! Como pode em pleno século XXI, com toda a informação na palma da mão, se deixar levar por uns e outros que não dão a importância devida ao assunto?

Num país com 200 milhões de habitantes o estrago há de ser bem maior do que o que se tem visto no resto do mundo, mas havia uma vantagem, tinha-se 10 dias de vantagem, tinha-se, como dizem, a faca e o queijo na mão e o que fizeram? Nada, ou quase nada! O nome disso é genocídio, entendem? Manipula-se números, omite-se dados e estatísticas e fala-se em histeria...

É, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, já dizia Guimarães Rosa, realmente deve ser delicioso ter o poder de decidir sobre a vida e a morte de milhares de pessoas.

No meio do caos as pessoas tendem a se tornarem piores, não há empatia, não há solidariedade, é cada um por si e um mundo ao redor do próprio umbigo.

É no isolamento que se tem a oportunidade de se rever enquanto humano, de pensar no motivo pelo qual sobreviver, na real e principal razão pela qual se quer estar aqui daqui dois, talvez três meses.

Qual é o motivo de permanecer lutando? Qual é o motivo de ser sobrevivente?

As mães sobreviverão por seus filhos e vice-versa, os pais também têm os mesmos motivos, os jovens têm uma vida inteira pela frente, o negro ainda sofre e quer provar seu valor, os refugiados já sofreram tanto e ainda têm muito pelo que lutar, os pobres precisam batalhar o pão de cada dia, os brasileiros não fogem da luta! É um povo sofrido em sua grande maioria, precisam sobreviver para que possam continuar lutando pelo país, um país que está à deriva, apesar do capitão, um país rico, cheio de pobreza, um país livre lotado de grilhões que aprisionam e chibatas que fazem sangrar, independente da cor da pele, todos estão sendo açoitados!

Isabel Cristina Oller
Enviado por Isabel Cristina Oller em 23/03/2020
Código do texto: T6895313
Classificação de conteúdo: seguro