Que o rapaz tinha a fala fina, isso é bem verdade. E como se não bastasse, era cheio de trejeitos, desconjuntado e ainda se vestia de forma esquisita. Mas, ninguém pode julgar ninguém só pelas aparências ou pelos modos de vestir ou de andar. Só que todo mundo dizia que ele era gay.
    Aconteceu do rapaz ficar noivo, e mesmo assim as pessoas continuavam a fazer mau juízo do coitado. Algumas comadres, desocupadas e cheias de malícia, ao saberem do noivado, cochichavam entre si:
  — Tem jeito não, desse moço esconder quem ele é. Por isso, nem adianta fingir que gosta de mulheres.
   Algum tempo depois, ele decidiu casar-se com a moça. Então, tomando a noiva pelo braço, foi até a igreja mais próxima. Lá chegando, falou simplesmente para o padre:
   — Nós viemos aqui, reverendo, para marcar a data do nosso casamento.
O padre, sem demonstrar a menor objeção, apenas brincou com ele. Mas brincou de uma forma toda inocente, sem maldade alguma:
   — Meu filho, eu bem queria celebrar esse casamento, mas vocês precisam vir aqui no tempo certo.
   Pronto, bastou o rapaz ouvir aquilo que já virou as costas para o padre e saiu da igreja furioso. Cheio de raiva, ele disse para sua noiva:
  — Tá vendo aí, tá vendo aí? — O padre fica enrolando a gente com essa conversa de tempo certo. Vai ver que ele também pensa que eu sou boiola e por isso não quer fazer o nosso casamento.
    Nesse ponto da história sou obrigado a sair em defesa do reverendo, porque nenhum padre deixa de casar duas pessoas que se amam, a não ser que elas sejam do mesmo sexo. Acontece que o reverendo quis apenas brincar, o rapaz é que entendeu tudo errado. Ora, se ele queria realmente casar com a moça, devia ter se expressado de maneira correta. Pois, tal como ele, qualquer um que queira casar-se, deve entrar na igreja acompanhado da noiva e dizer para o padre:
  — Nós vimos aqui, padre, para marcar a data do nosso casamento.
  Dizer "nós viemos aqui" é errado, quando se trata do 'agora'. Viemos é passado, é coisa de quem veio ontem. Quando se fala no tempo presente, devemos dizer "vimos". Por isso que o padre brincou com o rapaz, porque ele, apesar de ter vindo ao lugar certo, havia chegado no dia e no tempo errado.
JOTA SANTIAGO
Enviado por JOTA SANTIAGO em 26/02/2020
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T6874856
Classificação de conteúdo: seguro