AFINAL EM QUE CHINA VIVEMOS?

Até 1970, a China para mim, era um pais de olhos puxados para cima, todos eram baixos, gordinhos, tinham dois dentões e viviam dizendo "ligueliguelé", então numa das aulas de geografia, tive mais informações, coisa que não modificou muito o que eu sabia de lá. Aprendi que eles beiravam 800 milhões de pessoas, as famílias podiam ter somente um filho, se tivessem um segundo, ele seria marginalizado pelo Estado, que aliás era rigoroso e as pessoas viviam sob ditadura. Uma ditadura de esquerda, que eu via como tretracolor, o preto, o vermelho, o cinza e o branco. Todos vestiam cinza, mesmo assim fascinava alguns brasileiros, Jango era um deles.

Atrás das muralhas e das fronteiras vigiadas rigorosamente a China foi crescendo em população e desenvolvimento, estava como se fosse a seleção brasileira de 1982, com pequenas falhas, Junior que subia muito deixando o flanco para o adversário e os dois goleiros frangueiros,na maioria uma máquina de vitórias, que dificilmente seria derrotada. Pois então, a China era este pais, até bem pouco tempo, engolia tudo pela frente, até que Paolo Rossi, digo "Coronavírus" aparece para atrapalhar a máquina.

Vivemos na China que irá se recuperar, deixando ensinamentos para todos nós, inclusive para eles, talvez a recuperação custe muito caro, em vidas e gastos.

O crescimento assemelha-se a um tear de bilro, você não pode esquecer nenhum dos pinos para trás, pois lá na frente terá problemas.

O pino negligenciado por lá, me parece que foi o da higiene, que por aqui também o é. Higiene só se tem com fiscalização severa!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 04/02/2020
Código do texto: T6857910
Classificação de conteúdo: seguro