DOCE DE LEITE DE VACA SOLTEIRA

Ainda no Uruguay, fizemos dois passeios. Um a Colônia do Sacramento e outro a Punta del Leste. O guia para Colônia chama-se Gusman. Era divertido demais. Entre as grandes atrações do Uruguay, ele anunciava: “- Dulce de Leche de vaca soltera!” Segundo ele, sendo as vacas solteiras, não estariam estressadas e assim, o leite seria mais saudável. Como todos sabem, o doce de leite uruguaio é reconhecido como o melhor até pelos vizinhos argentinos. Daí a eleger o alfajor o melhor doce nacional, e, “por supuesto”, mundial, é fácil.

Gabam-se também, os nossos vizinhos, da qualidade e prêmios conquistados nos últimos anos, pelo vinho Tannat. Dizem que é muito bom. A uva com excelente quantidade de resveratrol, um polifenol que age como anti oxidante, contra o câncer e como redutor do mal colesterol. Além de outros benefícios à saúde. Carne de primeira, vinho premiado contra o câncer e colesterol e sobremesa de doce de leite de vaca solteira! É o paraíso, não é? Para alguns talvez ainda falte a ervinha relaxante. Um mate é coisa boa, minha gente.

Indo para Colônia do Sacramento, paramos no Museo de Colecciones Arenas. O que impressiona é a vasta quantidade de lápis, chaveiros, cinzeiros, canetas, latas, caixas registradoras, porta-copos e por aí vai. A coleção de lápis, têm o título do Guinnes Book of Records e portanto o museu foi declarado de interesse Nacional pelo Departamento de Turismo.

Colônia do Sacramento é uma cidade histórica. Fundada por portugueses, refundada por espanhóis, fica num ponto estratégico na costa do Rio da Prata e servia de posto de controle das navegações. Mudou de nacionalidade conforme assinavam diferentes tratados. Tem ruelas maravilhosas, museu, um farol onde se sobe 118 degraus de onde se tem uma vista maravilhosa de 360°. Os prédios do Porto Madero em Buenos Aires, projetam-se na linha do horizonte.

Noutro dia, a excursão foi a Punta del Leste. Cidade turística, rica, badalada. Seus hotéis são de luxo. Tem cassino e tudo mais. Até uma Trump Tower está sendo construída no balneário mais luxuoso na costa sul-americana. Com um bairro nomeado de Beverly Hills, onde ricos de várias partes do mundo tem suas casas, entre eles, brasileiros, é claro.

Visitamos ali próximo a Casapueblo, antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró, atualmente uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo, que fica dentro da estrutura. Está localizada em Punta Ballena(mais uma), com vista sensacional para o oceano.

Construída ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera (Da Pioneer), foi o arquiteto Carlos Páez Vilaró quem a desenhou, com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânea de Santorini. Mas, o arquiteto geralmente referia-se ao forneiro, um pássaro típico do Uruguai, o nosso João-de-Barro, para explicar o tipo de construção. Há salas dedicadas a vários artista e escritores como Eduardo Galeano, Vinícius de Moraes, Pelé e outros.

Apresenta também uma homenagem a Carlos Miguel (filho do artista), e um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Voo 571 que caiu nos Andes em 13 de outubro de 1972. A filha de Carlos, Agó Páez Vilaró, também artista plástica. Adquirimos algumas gravuras autografadas por ela.

Carlos Paez Vilaró faleceu em 2014 deixando uma impressionante obra de arte.

E assim é o Uruguay que vimos, sentimos e degustamos. Um voo de Porto Alegre à Montevidéo leva uma hora e dez minutos. Pode-se ir de carro pelo Chuí, Jaguarão ou Santana do Livramento, além de outras rotas menos tradicionais.