PORQUE FALAR É FÁCIL

Se for pra falar de política, melhor escrever de qualquer jeito, construindo frases de sentido ambíguo, cheias de vícios de linguagem. E assim, escrevo por linhas tortas — para não dizer incertas. Mas, se contrario as regras gramaticais, escrevendo por linhas tortas, não tenho culpa alguma nisso — é que esqueci de estudar, enquanto militava pelo PT. Hoje, já não sou mais o mesmo: se no passado fui de esquerda, não quero mais sê-lo.

Depois de tantos absurdos desisti de viver de ilusões, sonhando com um país melhor. Afinal, de que adianta sonhar, se as coisas são do jeito que são? Tudo nesse país é conforme uma senhora me falou: — "Ora, meu filho, toda esperança do povo é completamente vã. Ninguém, absolutamente ninguém pode mudar coisa alguma no Brasil. Se a gente tira um político, vem outro, que rouba muito mais ainda." Muita verdade nisso, muita verdade mesmo. Porque todo político é igual. Todos eles comem do mesmo farelo — e no mesmo cocho.

Mas, eu falava que já fui de esquerda. Pobre de mim, não passava de um inocente. Hoje, sei que todas as legendas são iguais, sejam elas de direita ou de esquerda. Sei também que os símbolos de algumas bandeiras são enganosos e que só trazem desgraças para o povo. Na política só o jogo de interesses prevalece, nada mais.

Se querem saber, acho que aquele juiz tem toda razão quando diz que vivemos numa "merdocracia". Tomei consciência disso quando vi professores apanhando da polícia. A televisão mostrou tudo. Não bastasse tanto, alguns professores, além de apanhar, ainda foram presos. Um verdadeiro absurdo, professores sendo tratados como marginais. E tudo aquilo acontecendo na capital do Brasil, debaixo do nariz da presidente Dilma Rousseff. Mas ela, ela nem sequer se pronunciou sobre os fatos. Lula também foi outro, que não disse absolutamente nada. Por essas e outras é que prometi nunca mais votar no PT.

Se deixei de acreditar no PT, também concluí que Lula não passa de um falastrão. Cadê o cara que prometeu botar fogo no país? Tudo farofa! Pois sim, a criatura está caladinho, cheio de medo. Falar é fácil, difícil é ter a coragem de realizar o prometido.

JOTA SANTIAGO
Enviado por JOTA SANTIAGO em 20/01/2020
Reeditado em 21/01/2020
Código do texto: T6846597
Classificação de conteúdo: seguro