A COMUNICAÇÃO ATUAL

A COMUNICAÇÃO ATUAL

SUELY BRAGA

Há anos atrás as pessoas se encontravam, se visitavam para um bate-papo, para uma conversa

agradável.Havia uma grande amizade, muito afeto e fraternidade.Reuniam-se para um almoço gostoso, um café com a mesa repleta de iguarias e quitutes saborosos.Este tempo já vai longe.

Com a era da globalização, da informática, da tecnologia as pessoas, no corre-corre do dia a dia, com a necessidade que todos têm de consumir cada vez mais, do Ter e não do Ser, os encontros, as visitas, as conversas tornaram-se cada vez mais raras.

A comunicação entre pessoas foi substituída pela internet, pelos e-mails, pelos celulares. É impressionante como o celular moderno transformou-se não em necessidade, mas em vício.

Outro dia fui almoçar na casa de uma amiga. O filho casado convidou a sogra, o sogro e um cunhado para o almoço. Comecei então a observar. Enquanto a dona da casa tratava dos preparativos na cozinha, conversava, com a sogra do filho e tomavam chimarrão a nora e o irmão sentados, esperando o almoço ser servido não conversavam.

Cada um num lado da mesa estava embevecido com seus celulares. Na sala o outro irmão do filho da minha amiga sentado com o celular na mão simplesmente não enxergava ninguém.

De pé eu observava a situação e comecei a pensar aí está a comunicação moderna. A tecnologia acabou com o diálogo entre as pessoas.

A televisão interrompeu o diálogo entre as famílias. As novelas ocupam o tempo livre das mulheres donas de casa e o futebol dos maridos, quando chegam do trabalho. Atualmente a internet, os celulares impedem a verdadeira comunicação: a comunicação do abraço, do afeto, da conversa frente a frente, do olho no olho, das manifestações de carinho e amor verdadeiro.

OSÓRIO, 01/09/2014.

suely Braga
Enviado por suely Braga em 11/01/2020
Código do texto: T6839637
Classificação de conteúdo: seguro