A Bela e Velha Senhora

A velha senhora, quase centenária, se vestiu de gala.
Finalmente foi recauchutada com toda ajuda da ciência e da tecnologia atual.
Demorou, quase tombou depois de muito trabalhar e se estressar sem receber cuidados durante muitos e muitos anos.
Deram-lhe uma aposentadoria forçada e indevida e durante três décadas, ficou lá, sendo admirada à distância.
No natal colocavam-lhe uma roupa luminosa e colorida e no ano novo obrigavam-na a participar dos festejos dos fogos de artifícios e ao longe o povo se surpreendia e se amedrontava achando que ela não resistiria aos estrondos ensurdecedores que estremeciam todo seu âmago.
Ela aguentou bravamente todos os abusos.
Ao longo dos anos foram numerosas as tentativas de reverter sua aposentadoria e nenhuma levada a cabo.
Com seu polpudo benefício sustentou muita gente.
Seus parentes e amigos se revoltavam ao saber que tantos estranhos aproveitadores beneficiavam-se daquele dinheiro que era para seu sustento e manuntenção. Uma verba exclusiva que deveria mantê-la com garbo e conforto.
Alguns achavam que, realmente, deveriam oferecer-lhe a oportunidade de brilhar novamente, outros acreditavam que seria melhor mesmo tirá-la da vista de todos, dar-lhe um descanso eterno e deixá-la apenas na memória, porque, para a história ela já entrou.
Muito disse me disse. Todo mundo dando opinião e achando que sabia o que era melhor para ela.
Porém, tanto falaram, discutiram e alardearam que a justiça foi acionada, acusações e justificativas pipocaram de todos os lados, os respingos foram longe, enquanto ela, impávida, esperava em silêncio com a elegância e sabedoria que só os que já viveram muito possuem.
Um cabra macho, do tipo faca na bota, bateu o martelo e um tanto quanto pressionado por tudo e por todos, principalmente pela mídia, colocou um ponto final na eterna ladainha que durou exatos vinte e oito anos.
E a velha e bela senhora recebeu todo cuidado necessário.
Fizeram-lhe uma cirurgia plástica geral, levantaram, esticaram, apararam as arestas, alguns preenchimentos e harnonizações, usaram tudo o que tem de mais moderno a disposição. Desconfio até que fizeram-lhe uma bariátrica com tratamento psicológico.
Isso não foi feito em uma ou duas semanas, realmente a mudança verdadeira durou uns dois pares de anos enquanto ela esperou pacientemente, mas chegou ao fim.
Hoje, exatamente hoje, ela estreou, bela, imponente, vaidosa, apoiada pelo orgulho de todos que acompanharam sua longa e triste odisseia.
Ela amanheceu em festa.
Sua aposentadoria foi revertida, entretanto ela não ficou triste, sabe que ainda pode viver uma longa vida cheia de glamour.
Vaidosa como toda mulher, cheia de histórias, tradição e formosura, ela participará da festa, receberá todos os convidados e fará as honras, belíssima como poucas.


(A ponte Hercílio Luz, tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico Nacional, foi aberta hoje, dia 30 de dezembro de 2019, reinaugurada e entregue à comunidade).

 
Roseli Schutel
Enviado por Roseli Schutel em 30/12/2019
Código do texto: T6830530
Classificação de conteúdo: seguro