MORREU O CÃO-HERÓI DE MARIANA E BRUMADINHO

Ontem, 29 de outubro de 2019, navegando pela internet, deparei-me com uma notícia que me emocionou muito: “LUTO NO CORPO DE BOMBEIROS: MORRE THOR, CÃO QUE ATUOU NAS TRAGÉDIAS DE BRUMADINHO E MARIANA.” Morreu no dia 26 de outubro.

Não demorei nada e busquei novas informações sobre a notícia e, principalmente, quis ver um foto do animal que trabalhou na busca dos corpos por ocasião do rompimento das barragens das cidades de Mariana e Brumadinho.

Quer saber de uma coisa? Ao ver a foto e também alguns vídeos do heroico animal, fiquei triste como se tivesse perdido um ente querido. O cão, da raça border collie, era bonito e alegre. Seus olhos brilhantes me fizeram pensar que aquele bicho, dócil, trabalhador, só poderia ser obra do Criador. Pensei: “Este bicho foi um anjo”. Deus se manifesta, a meu ver, na imagem de um animal, de uma ave, de um peixe etc. Através de sua beleza, de seu comportamento, de suas cores e tantas outras coisas que são para nós verdadeiros mistérios. E com esse cão não foi diferente. Parece que ele tinha um olhar cheio de doçura, de amor, sei lá o quê. Claro que o leitor poderá discordar de mim e pensar: há tanto cachorro bravo, agressivo, nem sempre feio, mas que nos provoca um medo terrível. Verdade. Mas nesse momento estou falando do Thor, o cão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que trabalhou, incansavelmente, na busca de corpos desaparecidos em Brumadinho e Mariana. Tenho a impressão de que ele teria assumido um compromisso muito sério com as famílias dos desaparecidos. “Preciso achar todos os corpos e entregá-los a seus familiares.” Imagino que seja esse o pensamento desse bicho criado por Deus.

Não raro, quando miro no fundo dos olhos de um cão, com o qual tenha já alguma intimidade, tenho a impressão de que ele quer me dizer alguma coisa. Impressão não. Estou certo de que ele está me trazendo alguma mensagem. Pode ser através de seu silêncio, do pular em meu colo, do abanar da cauda...Tudo me leva a crer que ele traz uma mensagem para nós, humanos. Por isso, reforço que o animal é mesmo uma criatura especial de nosso Deus.

Thor, o cão falecido, sofreu muito. Andou durante muito tempo na lama, farejou o máximo que pôde e conseguiu encontrar várias pessoas por debaixo da terra suja e tóxica do minério líquido que se derramou e ceifou tantas vidas, provocando tanta tristeza, tanto para as famílias de Minas Gerais como também para centenas de famílias do Brasil e por que não dizer, do mundo inteiro. O mundo inteiro chorou... A tristeza tomou conta da humanidade.

Acho que o principal personagem dessa crônica, nesse momento, foi também vítima dessa tragédia. Estava muito jovem. Não era o momento de ele ir embora. Tinha apenas 5 anos e dois meses. No entanto, foi. Foi sim...Não teve jeito. Certamente, durante seu trabalho honrado e cheio de sacrifício, adquiriu enfermidade severa que o levou à morte. Morreu na batalha árdua e dolorosa. Morreu com dignidade.

Sob forte emoção e muito sensibilizados com a perda, os militares pertencentes ao canil do Corpo de Bombeiros, através de cerimônia fechada, providenciaram a cremação daquele que acabou se transformando em um dos símbolos da batalha dos heróis da corporação mineira, na busca dos corpos das vítimas da tragédia de Brumadinho.

Descanse em paz, jovem guerreiro!

LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA
Enviado por LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA em 30/10/2019
Reeditado em 25/01/2024
Código do texto: T6783406
Classificação de conteúdo: seguro