PT Fenômeno Que Nasceu Nos Anos 80

Inspirei essa pequena crônica no Título do livro da Escritora Margarete E Keck “PT A Lógica da Diferença.”

Assinalava que o Partido dos Trabalhadores, na construção da democracia brasileira. Partindo dessa premissa da escritora, com minha humilde compreensão captei a diferença da então política brasileira, ou melhor, politicagem. O primeiro grande salto, foi dar vez e voz ao povão, sem descriminar a classe A. Aliás muitos da classe A vieram ao nosso encontro, brincávamos chamando-os de burgueses bem comportados. Na PBH escolhíamos as obras através do OP- Orçamento Participativo. Antes éramos levados como bois de corte. Antes a escolha das obras, era de cima para baixo, onde precisava de posto de saúde, de escola e rede de esgoto, construíam uma quadra esportiva. Era comum ouvir dos politiqueiros que obras debaixo da terra não dava votos. Havia um prefeito em MG, apelidado de “Porcão”, que era difícil a Contagem de viadutos e a Contagem de fossas, em uma cidade metropolitana de Belo Horizonte.

O PT deu dignidade aos pobres. É claro que cometeu erros ao aceitar paraquedistas, geralmente fisiologistas, filiar-se ao partido. Um exemplo; Antonio Palocci. “LULA LIVRE.”

Lair Estanislau Alves