Gênesis da Crônica O Jardim do Éden.

Gênesis da Crônica

O Jardim do Éden

De estilo universal a Crônica nasce de lances sutis do cotidiano. Do ciscar questões empíricas, científicas, filosóficas, teológicas e etceteras. Mas quando veio ao mundo a primeira? Eis a tese e ao mesmo tempo a inspiração que um dito-cujo me colocou em desafio.

Para tal empreitada, adentrei no baú dos adormecidos e esquecidos pelo tempo, no amplo universo geográfico, familiar, cultural e político, por fim, garimpei tudo que se topava ao meu contorno.

Dias e mais dias adormeci numa Hemeroteca, juntando pedaços de papéis corridos pelo cupim como um quebra - cabeça. Isso tudo de luvas e máscara para não deixar a minha digital, para que, posteriormente, não me venham dizer que alterei alguma coisa! Recorri a egiptólogos, paleógrafos, li e reli no acadiano, aramaico, hebraico, latim, grego e troiano. Falei com os sidônios do Antigo Testamento, e fenícios, pelo poeta Homero. Subi e desci a Torre de Babel! Fui ao Apocalipse! Ouvi e vi anjos, pragas divinas e até um dragão satânico!

Viajei nos caminhos da idade da Pedra Lascada, da Pedra Polida, do Bronze e do Ferro!

Finalmente a resposta: - A Bíblia! Ela, nada além dela, deu ascendência a Crônica!

Fato seja dito: A experiência humana não seria tão rica e gratificante se não existissem obstáculos a superar.

Bem. Depois de juntar a maçaroca de papéis, verifiquei que não há entre os historiadores acordo sobre quando a Bíblia começou a ser escrita, no entanto, conforme a tradição, ela foi produzida por mais de 40 autores entre os anos de 1500 a.C., a 450 a.C., no seu primeiro Testamento, e entre os anos de 48 d.C., a 96 d. C., no seu segundo Testamento. As Escrituras receberam a alcunha de Bíblia originalmente por João Crisóstomo, grande pregador e patriarca de Constantinopla entre 398 e 404 A.D. ( Anno Domini: "Ano do Senhor", equivalente à d.C.).

Finalmente, separei o joio do trigo e restaram dois documentos: Primeiro: A Septuaginta versão da Bíblia hebraica traduzida em etapas para o grego koiné, entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria. Dentre outras tantas, é a mais antiga tradução da bíblia hebraica para o grego, língua franca do Mediterrâneo oriental pelo tempo de Alexandre, o Grande. Segundo: A Vulgata escrita em hebraico, traduzida por São Jerônimo no século IV início do século V.

Enfim, após essa barafunda, bem, bom, mal, mau... encontrei algumas supostas testemunhas; prostitutas das provas!

De tanto papirar, lupar, etc., cheguei afinal, a um denominador comum.

A Crônica do grego "chronos", pariu quando Deus resolveu criar o mundo. (Mas não me perguntem de onde ele tirou essa ideia e por que deu o sopro ou espirro a vida.)

Perdoem-me a datação desse marco histórico, pois nem Mateus, Marcos, Lucas e João, deixaram pistas.

De qualquer forma tá lá em Gênesis! (O livro que narra a criação do mundo). E o que diz? Bem. A historinha é essa:

O grande alquimista, cavou, cavou, e do barro modelou o homem - Adão.

Deu um suspiro (Aqui também, não sei dizer o motivo?) e tirou uma costela de Adão e fez Eva! É claro que Deus, o criador, onisciente, onipresente e onipotente, deve ter pensado: - Que serventia? Como faltava um dia para a consumação da criação...o tempo urge! Ponto resolvido! Botou um pingulim em Adão. Estava criado o Homo erectus bem longe do Homo sapiens! E viu que era bom! Matutou, meditou, ponderou, cismou, coçou a cabeça... Eureka! Colocou uma perereca em Eva, talvez pensado no futuro: - “Sede férteis e multiplicai-vos!”

E viu que era bom! Aliás, matando ou não, tudo era bom! Foram cerca de 2,5 milhões de almas alçadas aos céus! Que Deus as tenha!

Bem...

Carece de dados, mas pela lógica, Adão deve ter sofrido com a cirurgia. Imagem!!!! Sem anestesia os gritos devem ter ecoado pelos quatro cantos do Universo! E de causar arrepios!

Mas se Deus viu que era bom; quem sou eu, um pobre mortal para contrapor.

Pensado cá com meu zíper, Deus poderia aproveitar e tirar dos doze pares de costelas de Adão, mais algumas e criar uma meia dúzia de Evas.

É certo que não faria falta e até poderia assar, uma ou duas costelas, no sétimo dia e descansar merecidamente em paz com uma Eva. Talvez o Paraíso fosse menos monótono. Mas deixemos as conjecturas, não me cabe julgar o firmamento.

Cá, novamente: - Deus teve sua recompensa. Depois de dar sombra e água fresca a seus pupilos, descansou no sétimo dia. (Repito, novamente, sei lá onde!) Talvez numa rede de folhas de bananeiras.

Um parêntese: Dizem as más línguas que Deus quase não se conteve ao ver a beleza escultural e sensual de Eva... e pensou: - Dorothy Lamour... Tangerine Girl!!! Tranquemos o parêntese, e sem alusões prossigamos.

Caro leitor. Não julgue o cronista pelas suas Crônicas. Ele somente dá uma pincelada de brasilidade no cotidiano!

Tudo é mera conjectura de um globo ocular transviado.

Epa! Epa! Epa! Uma questão: - Se a palavra é de Deus, porque não falava em primeira pessoa? Eu fiz! Eu criei? Quem falava em seu nome é uma terceira pessoa? Marcos (11:13) não me deixa mentir: " Viu de longe uma figueira coberta de folhas e (Jesus) foi até lá ver se (ele, Jesus) encontrava algum fruto. Quando chegou perto,(ele, Jesus), encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos."

E olhe que investiguei, mas a assunto ficou sem resposta. Mas quem afinal falou em nome de Deus nos primeiros dias da criações se o homem só apareceu no sexto dia?

É a rebimboca da parafuseta!

O que dá para inferir é que Deus cansado deve ter piscado os olhos e a testosterona foi mais forte que sua pretensão.

Enfim.....

Adão, mesmo sem costela, roendo de dor, comeu a Eva. Pior é que nem sabemos se cometeu pedofilia! Não consta nos documentos a data de sua idade. Podemos apenas deduzir: Se nasceu no sexto dia... logo...tinha poucas horas de vida...logo...não podemos descartar essa hipótese!

Todavia... ui...ai..vai..vai! É o som universal da surubada. Colocamos em português por falta de informação do idioma que falavam no Paraíso.

Talvez, fosse: Oh, may God! Oh mon Dieu ! Je t'aime!

A minha treva no saber persiste: - Se no primeiro dia da criação somente havia Deus; nem Adão e nem Eva poderiam ser TESTEMUNHAS, pois não EXISTIAM... quem no princípio narrou às palavras do Criador se, somente – repita-se: - no sexto dia, o homem foi criado?

Sem mais senões e porquês.....De tal modo, salvo melhor juízo, temos a primeira Crônica do mundo!

“Deus que me perdoe!”

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 01/10/2019
Código do texto: T6758785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.