GOLPE DE 64 EM PROMISSÃO

Só no BB éramos três acadêmicos de Direito. Na cidade, outros tantos. A cidade era conhecida como reduto do latifúndio. Assim, em reunião nos botecos, os estudantes pregavam a reforma agrária, seguindo a política predominante de então.

Quando a golpe estourou em 31 de março, inúmeros universitários foram detidos pela polícia, insuflada pelos ruralistas, incluindo os funcionários do BB. Transcorrido o impacto da notícia, os detidos recebiam inúmeros visitantes. Já estavam até entrando no panteão dos heróis. Conhecido empresário, esquerdista roxo, chegou até protestar por não ter sido preso.

Ficaram apenas uns três dias e eram apontados como intelectuais por onde passavam. Demoraram uns bons anos, mas o INCRA implantou com êxito a reforma agrária, desapropriando boa porção de terras.

Recebemos, também, visita do colega da capital SIDO KROPROVSKI. Como era da diretoria do Sindicato, a revolução houve por bem bani-lo para Promissão, onde deveria ficar confinado, sob pena de prisão. Casado, sua mulher vinha visitá-lo nos fins de semana. O colega Antônio Sato cedia a casa para o casal. Deve ter ficado um bom tempo nessa situação. Alguém teria notícia dele?

Não cito mais nomes para não omitir alguém que tenha exercido papel importante nessa história...

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 29/09/2019
Código do texto: T6756805
Classificação de conteúdo: seguro