Aue, Liberdade!

Aue, liberdade, só a ti louvamos!

"Teus cães ladram no porão, querem sair para o ar livre; não és livre ainda"; "dançar em cadeias"- é o que recomenda Nietszche.

"Invulnerável sou somente no meu calcanhar"; "transformar todo foi assim em assim eu o quis"- Assim diziam as sábias palavras de Assim Falou Zarathustra; não sei se referia a Aquiles, que era vulnerável apenas no calcanhar ou queria dizer da firmeza de pisar firme, caminhar.

"Aprendi a caminhar; não preciso que me empurrem para sair do lugar... aprendi a voar; se não tiver a razão, que me acompanhe a minha loucura"

Nada da razão tirânica, a que se referia NIetszche, meu autor preferido, mais que qualquer outro; ninguém jamais falou assim.

Talvez Marinetti em" parole in libertà", palavras em liberdade, sempre em liberdade!

"Dri,dri,dri, há,há,há, uiuiui, lasciatemi divertirmi"- deixe me divertir. O futurismo de Marinetti propunha substituir os sinais ortográficos por símbolos matemáticos, e mais, propunha destruir os museus e substituí-los por um carro esportivo, correndo, com os escapamentos prateados à mostra. Uma pena que tenham se entusiasmado pelo fascismo de Mussolini que não representava o futuro, mas o atraso!

Os modernistas brasileiros, como Mario e Oswald tiveram influências de todas as vanguardas europeias. Avant Garde- olhar adiante, mas tem gente que olha para trás ou quer andar como caranguejo.

"Desejo enorme, vil, de liberdade", disse eu, lá por volta de 1995; mais adiante , acrescento um verso de Cruz e Souza: "vivas, vãs, vulcanizadas", mas em outro sentido em relação a violões que choram; lembro da força de um vulcão, num poema totalmente surrealista, que uma hora posto aqui.

E termino, num tom altaneiro:

"Liber, libertas, Liberdade, mil vezes mil!"

Imagine o número, mil vezes mil é o desejo de liberdade,longe das convenções, das limitações a que o ser humano é submetido e não realiza seus desejos, seus sonhos.

"Coisas novas quer o criador"; por isso deve partir "velhas tábuas", que seriam as leis romanas antigas, escritas em tábuas.

"O preço da liberdade é a eterna vigilância"- Churchill.

"Liberdade, Liberdade!"- Millôr

Em tempos difíceis, em que se aviltam os direitos, " a luta continua".

"É primavera, te amo!"- Tim Maia.

Pela janela, numa aquarela,

Primavera em sua vida;

Porque chegou a hora de cantar,

Porque chegou a hora de sonhar...

E ser feliz!

Primavera em sua vida!"

Ângelo Ranieri