UMA NOVA POLÍCIA EM AÇÃO

O Norte de Minas é uma das regiões que mais alcança redução da criminalidade violenta em toda Minas Gerais. As instituições de segurança pública trabalham cada vez mais integradas e em um mesmo sentido – prevenção e repressão à criminalidade. Talvez, nós cidadãos, tenhamos em mente que tal premissa parece óbvia, mas não. Para se alcançar índices tão positivos e expressivos como foram nos últimos três anos, por exemplo, muito se fez em prol da segurança do cidadão de bem. E é claro que há ainda muito por fazer, pois a criminalidade é dinâmica e do mesmo modo as estratégias de ação à prevenção e repressão criminal também o devem ser. Para se contextualizar esse desfecho, podemos dizer que uma das frentes que paulatinamente cresceu nos últimos trinta anos em todo o mundo foi a prática real da filosofia de policia comunitária que de forma progressiva se tornou crucial e abrange setores sociais que contribuem efusivamente para os resultados alcançados até então.

Todos que já se interessaram por conhecer sobre a ciência de segurança pública já tiveram contato com o que vem a ser polícia comunitária - parceria entre população e polícia para juntas identificarem, priorizarem e resolverem problemas, como: crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros para melhorarem a qualidade geral de vida. É instituído no Brasil que as forças policiais trabalham o modelo dualista em que há uma polícia administrativa e outra judiciária, ou seja, basicamente uma polícia ostensiva e outra de investigação criminal. Lado outro é notório que as instituições policiais têm se associado também de forma inédita. O conceito de polícia comunitária, ao que acompanhamos se interage em um novo formato, quando de tal maneira as instituições de polícia mesmo com indicadores, missões e atribuições distintas no cenário de segurança, em uma demonstração de alto profissionalismo irretocável têm compartilhado e trabalhado informações e estratégias de modo a transformar o nosso modelo bipartido policial em um padrão inovador e praticamente unificado em se trabalhar a filosofia policial brasileira.

De certo que polícia e comunidade se integraram e produzem resultado inegável. E se é assim, há outra constatação que tem se decomposto em mola propulsora para a elucidação criminal no norte de Minas e em todo estado mineiro – a inovação na relação e compartilhamento de informações estratégicas entre os órgãos policiais. Parece-nos que caminhamos nessa era contemporânea a uma nova vertente no modelo de filosofia de polícia comunitária. Minas Gerais como é de reconhecimento global pela sociedade é espelho de polícia e segurança pública a todo o Estado Brasileiro. E ao que tudo indica estamos na iminência de mais uma vez sairmos na vanguarda com a sistematização de uma prática de ações que está em ativo sucesso em nossa região e se expande para todo o território.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 22/09/2019
Código do texto: T6751551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.