A BÊNÇÃO DO BISPO

Um é o morubixaba e o outro o cacique. Em terras tupiniquins o que esperar? O pior é um cacique se ajoelhar perante outro cacique que depois virou passarinho, numa clara atitude de subserviência, como que a lhe depor as armas por antecipação ou sinal de bravata. São charlatões e pilantras em conluio pela almejada e utópica Pátria Grande que lhes serve de desculpa para adquirirem poderes sobre almas e rebanhos. No caso em pauta temos um inocente e destemido Dom Quixote, que não se ajoelha a políticos poderosos e defende com unhas e dentes sua aldeia e suas matas, mas que por inocência ou ingenuidade se ajoelha perante um pároco de araque, como a pedir forças ao Universo para enfrentar tenebrosos e reais mecanismos engendrados por moinhos de vento. Todo super herói tem seu lado kriptonita. E o diabo, além de vestir Prada e deitar-se em banheiras douradas, sempre muda de máscara e transubstancia sua mentira universal em um arremedo de pretensa verdade. Ledo engano de quem cai na mais perniciosa das armadilhas. Mas, tudo passa, falou o Tempo para o brilho de uma estrela que já tinha definhado há alguns bilhões de anos...

Armand de Saint Igarapery - textos no Face e no Recanto das Letras

04-09-2019