AMAZÔNIA GLOBAL

Que seja um micro clima em relação ao vasto mundo, mas devemos conservá-la na integridade pela sua biodiversidade e também contribuição aos " rios aéreos". Há que se levantar a bandeira: AMAZÔNIA TOLERÂNCIA ZERO! Agricultura e pecuária só para subsistência das cidades e povoações locais e sem desmatamento. O Brasil tem muitas áreas devolutas para produção em grande escala, principalmente no Nordeste. Isolem as áreas desmatadas, elas se regenerarão sozinhas. Façam reflorestamento sim, mas em outras regiões desse continental Brasil, principalmente no Nordeste. Flora, fauna, água e riquezas brotarão como que por milagre, e o sertão será superação e surpreenderá.

Alguns "cientistas" dizem que a Amazônia não influencia no clima do planeta e nem contribui com o aquecimento global. Que seja! Mas a sua biodiversidade é a dádiva da Terra, são as espécies da fauna e da flora que nos abrem o livro da compreensão da natureza e nos ensinam a compreender e a fazer uso de seus benefícios, entre outros a fitoquímica e fármacos. Em decorrência, leva o homem pensante a cair em si e assumir a responsabilidade de preservação, ampliação e multiplicação desse ecossistema.

Que as riquezas de seu subsolo, consideradas como patrimônio da União, sejam tratadas devidamente como assunto de Soberania Nacional e comedidamente exploradas dentro de uma regulamentação e fiscalização severas.

Que os nativos ganhem qualidade de vida, que tenham acesso á educação, escola, hospitais, e demais benefícios de uma sociedade moderna. O nosso índio não pode ser o eterno "selvagem" e nem ficar isolado.

Que a fiscalização de fronteira, de entrada de navios e barcos, que as ONGs, sejam também alvo de uma severa fiscalização.

Coisas estas, que resumi acima, nenhum governo, até hoje, fez. E, pelo que acompanho, tenho a esperança que o atual, sob o comando deste em quem votei, presidente Bolsonaro, com a sua íntegra equipe, consiga.

São meus sinceros votos, pelo bem da Amazônia e do Brasil.

Armand de Saint Igarapery - Crônicas no Face e no Recanto das Letras - também em livro

01/09/2019