A sociedade não envelhece na cidade

A sociedade não envelhece na cidade

Por um instante, se me verem com o olhar fixo, no além, ou com a mente vagando, por favor não me interrompa, estou a lembrar, com saudade do lugar onde nasci e vivi minha infância.

Foi uma infância repleta de brincadeiras, como: pega - pega, amarelinha, pião, passar anel, peteca e várias outras que cercavam as crianças daquela época. Lembro-me que havia uma inocência no brincar em que a amizade e o respeito eram valorizados.

Esse respeito estava dentro de casa, com meus pais brincávamos, conversávamos, mas quando chegavam visitas em casa, não podíamos entrar no meio da conversa. Entrar na sala quando estavam a conversar, jamais, não era permitido e se desobedecêssemos éramos colocados de castigo, além de levarmos uma surra.

Dependendo dos pais, se quiséssemos sair, só podíamos acompanhados da mãe ou do pai. Andar sozinho, era sinônimo de falta de cuidado dos pais. As brincadeiras duravam até tarde da noite, nossos pais colocavam a cadeira na porta de casa, e, enquanto conversavam com os vizinhos tomando chimarrão ou tereré, brincávamos na rua. A sociedade era mais tranquila não havia brigas e contendas entre a vizinhança, os povos viviam em harmonia.

Em Três Lagoas, não tinha prédios, casas modernas ou grandes, pouquíssimas ruas asfaltadas, o bairro que eu morava era tranquilo, não tinha bandidos ou qualquer tipo de vandalismo. Caminhávamos tranquilamente pelas ruas, admirando os transeuntes e os lugares.

Da tecnologia da época, não há o que sentir saudade, a facilidade dentro de casa mudou muito. A única coisa tecnológica que tínhamos em casa era um rádio a pilha, o fogão, era à lenha e o ferro de passar era aquecido com brasas feita de carvão. Quanta modernidade, as donas de casa têm hoje em dia.

As crianças de um tempo para cá estão mudando, só falam em jogos, internet e redes sociais, perderam o respeito para com seus pais e professores. Comparando a sociedade atual e a de antigamente muitas coisas se perderam, principalmente o respeito, as pessoas ficaram mais violentas e desrespeitosas.

Diante destes fatos, a vida de antigamente era bem melhor, pois não existia tantas drogas, crimes, vândalos e o estresse da sociedade atual. Então deixe me sonhar mais um pouco, ou apenas imaginar uma sociedade evoluída tecnologicamente mas nos mesmos rudimentos de antigamente quando se trata de educação, respeito e cidadania.

Paul Darline e Aluna: Jhenifer Dias Rodrigues 7º A
Enviado por Paul Darline em 30/08/2019
Código do texto: T6733162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.