O CUIDADOR DE ALMAS

O velho Gaspar já a muito se encontrava aposentado do cargo de professor na Escola Estadual São Sebastião. Porém tinha seus aposentos dentro do prédio da grande escola, cuja construção datava do inicio do século passado. Pouco se sabia de sua família, apenas que moravam no norte do país. Seus dias eram dedicados a cuidar da pequena horta nos fundos dos pavilhões da escola, e como voluntário, atender os alunos da escola aconselhando-os nos mais diversos dramas e problemas que possam afligir a vida de adolescentes, com idades inferiores a dezessete anos. .. era, no caso, um intermediário, entre o professor e o padre confessor da capela estudantil.

O velho Gaspar, que nunca casara nem tivera filhos, teve através dos livros, seus eternos companheiros, todos os esclarecimentos necessários para levar uma vida harmoniosa e agora transmitir esse conhecimento a todos aqueles jovens cujo fulgor da juventude e em todos os seus desafios eram tomados de dúvidas e anseios. Porém ele tinha uma maneira diferente de orientar: usava para isso, a contação de historias, nisso o velho era mestre!!! pois todas as suas histórias, muitas por ele mesmo inventadas, tinham um cunho psicológico, cujas mensagens pretendiam incutir valores e aplanar personalidades, cuidando das almas, como ele mesmo dizia.

Duas vezes na semana os garotos se reuniam em um pequeno salão onde permaneciam por horas, ouvindo Gaspar contar suas histórias. Ele conseguia prender a atenção de todos, que enlevados pelas narrativas brilhantes, viajavam pelos tempos, sendo levados pela imaginação para lugares nunca antes conhecidos. Eram historias em que o bem sempre prevalecia, onde a esperança era uma constante e as possibilidades infinitas.

Os jovens ansiavam pela chegada das reuniões, pois era sempre motivo de alegria, onde o carinho do velho Gaspar substituía, quem sabe, o afeto de algum avô distante.

Muito tempo passou e em uma tarde quente de verão, os meninos aproximaram se do salão e ao empurrarem a grossa porta de madeira, são surpreendidos com o velho Gaspar inerte e debruçado sobre um livro aberto, cuja historia não chegou a ser lida nessa tarde, pois agora a sua alma é que iria ser cuidada...

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 31/07/2019
Reeditado em 01/08/2019
Código do texto: T6709463
Classificação de conteúdo: seguro