O SENHOR EMBAIXADOR É FILHO DO PRESIDENTE

Antes, quando criança, meus olhos brilhavam quando abria um Caldas Aulete, uma Barsa, uma Britânica ou mesmo um simples Léllis. Ali eu mais buscava dúvidas do que as tirava e foi lá que descobri que a pergunta é mais importante que a resposta. Aliei-me cedo à "teoria do absurdo" e tenho sempre mais perguntas do que respostas. Mas, para as dúvidas em minhas respostas, ao invés de consultar as empoeiradas enciclopédias e dicionários vou, agora, ao rápido e eficiente "Google", que responde na "lata", sem ter que molhar o dedo para virar a página e antes de até "molhar o bico", como diria aquele personagem de humor da TV.

Não entendo é a preguiça que muitos tem de fazer esta pesquisa.

Vamos lá, no Google, copiando e colando:

1) " DIPLOMATA é o servidor público aprovado no concurso do Instituto Rio Branco. EMBAIXADOR é o título conferido ao Chefe de uma Missão Diplomática – Embaixadas e Representações junto a Organismos Internacionais –, pertença ele ou não à carreira diplomática".

2) "DIPLOMATA – No Brasil, diplomatas são funcionários concursados do Ministério das Relações Exteriores. Eles representam o país no exterior. Como diplomata, a pessoa pode trabalhar tanto em Brasília quanto nas embaixadas e consulados brasileiros em nações estrangeiras. O tempo de permanência do diplomata em cada posto do Itamaraty varia de dois a cinco anos. Após uma longa carreira, o diplomata pode exercer as funções de embaixador e cônsul".

3) "EMBAIXADOR (A) – Como chefe de uma embaixada, é o mais alto representante do nosso governo em um país estrangeiro. Para que um diplomata ocupe a função de embaixador, precisa ser nomeado pelo Presidente da República. Uma vez no exterior, ele pode ocupar a função por até cinco anos".

4) O nosso amigo Aurélio (dicionário):

a) Definir Diplomata

1 - Indivíduo que faz parte do corpo diplomático de uma nação.

2 - Indivíduo versado em diplomacia.

3 - Homem fino, hábil e astuto.

4 - Homem reservado e de fino trato.

b) Definir Embaixador

1 - Representante máximo do chefe de um Estado junto de um outro Estado.

2 - Emissário, mensageiro.

3 - Representante de um domínio, geralmente de âmbito cultural ou humanitário.

(Sic) ou, como lacraria Osvaldo Sangiorgi em seus livros de matemática: CQD.

Precisamos voltar ao tempo de consulta aos dicionários, das interpretações de textos, do Curso Clássico, onde se aprendia Maiêutica, Lógica Formal, Latim, Francês, Inglês e Espanhol, além de outras matérias que preparavam os alunos, principalmente, para fazerem o prestigiado e concorrido (à época com muita responsabilidade) concurso ao Instituto Rio Branco. Os jovens eram preparados e não vestiam Prada nem faziam pactos com quem, depois, passou a vestir.

Mas é filho do presidente! E daí, cargo diplomático é político e de confiança de escolha exclusiva do presidente. Você elegeu o presidente foi para escolher o melhor para você e para a Nação, a menos que surte ou pratique crime. Você não votou no presidente? A maioria votou! Você, que se diz democrata, tem que acatar e ajudar a dar certo.

Quem sabe, entre um hambúrguer "frito" na Casa Branca e outro, não saiam empregos para o Brasil, com Popeyes, cassinos (Trump tem o domínio), Disney, e alavancar a maior indústria que está adormecida aqui em nossa terra: o turismo, de alto rendimento e de nenhuma poluíção.

CQD

Armand de Saint Igarapery - crônicas no Face e no Recanto das Letras (também em Livro).