Nosso maior inimigo mora bem dentro de nós

Temos um monstro adormecido dentro de nós ,chamado ego .Ele permanece inerte por tempo indeterminado, parece em alguns momentos, facilmente controlável e pacífico, mas basta sentir-se , mesmo que sutilmente ,tocado em alguma ferida ainda não bem cicatrizada, para que ele se levante com fúria.

E todas às vezes que acorda e age os estragos são imensuráveis,pois sempre nesses momentos de descontrole ,joga para fora um lixo altamente tóxico ,em forma de palavras e ações. E esse lixo pode ser material de prova usado para retaliação, vingança por parte daqueles que se sentiram prejudicados e será usado contra nós no futuro em forma julgamento, prejuízos financeiros, psicológicos, sociais etc.

O mais curioso que esse monstro é tão sutil , que dificilmente percebemos suas ações negativas em nós, sempre as percebemos no outro.Às vezes nos descuidamos ,nos auto denominando de pessoas sensatas ,prudentes , equilibradas. Nos escondemos por trás de um falso moralismo religioso,como se simplesmente o fato de professarmos sermos cristãos, nos isente de nossa humanidade ,fraqueza e maldade inerente a toda raça humana. Algumas vezes declaramos erroneamente sobre nós ,pensamentos de pessoas que tiveram um nível de entrega, renúncia, maturidade espiritual e amor a Deus que não dá para nos comparar a eles, como o caso do apóstolo Paulo, que disse que estava crucificado com Cristo , que não mais vivia ele ,e sim, Cristo vivia nele. Isso sim é prova de que é possível ter esse monstro sobre controle. Só que vai demandar sacrifícios que talvez não estejamos dispostos a fazer , que é a mortificação do eu ,dia após dia e entrega .

Pessoas que convivem com animais selvagens, e tem vínculo com eles como se fossem domésticos,correm um eminente risco de serem traídos pelos instintos selvagens do animal e terem acidentes catastróficos. De vez em quando assistimos atônitos a noticiários de que um cão com natureza agressiva ,vivia harmoniosamente com membros de uma família , sendo considerado dócil .De repente teve um ataque de fúria e atacou um membro da família levando_o à morte.. Assim acontece conosco quando achamos ter controle sobre o nosso eu e nos descuidamos: somos surpreendidos com sentimentos, reações e atitudes desmedidas e incontroláveis, que jamais imaginávamos que um dia pudéssemos ter. Então descobrimos que somos mais fracos e vulneráveis que imaginamos ser.

O escritor Augusto Cury , sempre em suas obras,ressalta a importância do auto conhecimento e necessidade de se ter ferramentas e estratégias para o controle do eu.Ele sempre fala que nós aprendemos a pilotar aeronaves e não conseguimos ter controle sobre nossa mente e emoções.

O mais intrigante que esses conhecimentos, sobre como lidar com emoções ,ser gestor do eu , a gente não aprende em escolas. Por isso assistimos com profunda tristeza , médicos renomados ,com alto poder aquisitivo , status jogar todos os anos de estudo e sacrifícios no ralo, envolvendo em crime e assassinato por talvez não saber lidar com a separação ou traição de um cônjuge . Advogados requisitados ,bem sucedidos ,que estudaram anos a fio códigos da lei, não conseguirem lidar com uma ofensa, tirar a vida do outro, momento de fúria e ver todo patrimônio e esforço conquistado ruir.

Líderes religiosos que sempre pregaram o amor , a honestidade, moralidade ,sempre aprofundaram no conhecimento das escrituras sagradas, serem traídos por suas emoções e desejos e cometerem os maiores escândalos sociais da atualidade.

Ninguém está totalmente imune às ações desse terrível monstro: seja ateu ou crente, rico ou pobre ,leigo ou erudito, homem ou mulher qualquer pessoa pode ser surpreendida pelas suas ações devastadoras . O primeiro passo talvez para que consigamos vencê-lo seja ter consciência de seu poder e nunca subestimar a sua capacidade, confiando em uma suposta força que acreditamos ter,outra talvez ,seja buscarmos apoio psicológico , auto conhecimento e acima de tudo pedirmos ajuda à Deus para vencermos essa guerra.

Pode ser que na vida um dia iremos ou ouvir palavras duras e amargas por pessoas que amamos. E aí o que iremos fazer?

Pode ser que o nosso melhor amigo ou cônjuge nos traia de forma sórdida e aí o que irmos fazer?

Pode ser que que um dia alguém ,de forma traiçoeira ,nos roubem pessoas, empregos, coisas a que atribuímos um valor afetivo muito alto .E aí o que iremos fazer?

Pode ser que aquela pessoa em quem depositávamos total confiança ,cometa um erro irreparável e fruste nossas expectativas sobre ela. E aí o que iremos fazer?

Pode ser que um dia façamos algo que contrarie nossos princípios e tudo que pregamos a vida inteira. E aí o que iremos fazer?

Pode ser que um dia a crise financeira ,a doença ,a morte nos visite ou a pessoa que amamos ..E aí o que iremos fazer?

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 05/07/2019
Código do texto: T6689171
Classificação de conteúdo: seguro