ELEIÇÃO NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS

Pelo edital publicado, constata-se que na maioria os candidatos são funcionários do Santander, comprador do Banespa. Parabéns pela participação na política da classe. Um passo importante para visar outras lutas de interesse social. Causou estranheza a ausência de funcionários do Banco do Brasil – só um pleiteante - , conhecido como celeiro de pessoa de boa formação cultural e política, pelo menos no meu tempo.

O Banespa foi vendido em 2000 ao Banco Espanhol por manobra vergonhosa no governo Covas/FHC. Na época houve muitas controvérsias e apesar da luta dos bancários não conseguiram evitar o ato. Mas ao ver a quantidade dos candidatos, fica a impressão de que os antigos banespianos deixaram o legado de participação na luta pelo destino da classe.

Um dos que me vem à memória é o Luiz Gushiken, ocupou inclusive o Ministério de Comunicação no Governo Lula. Teve morte precoce, aos 63 anos, em 2013. Foi objeto de muita controvérsia.

Conheci-o quando presidente do Sindicato e então candidato a deputado. Distribuía cédulas na escadaria do Metrô Liberdade. Apresentei-me e prometi-lhe fazer a campanha de sua candidatura. Na cidade onde gerenciava uma agência do BB , com a colaboração de colegas de outros bancos, conseguimos que ele fosse o mais votado.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 02/07/2019
Código do texto: T6686889
Classificação de conteúdo: seguro