PENSARES DO BRASIL

" Ao xiquexique, palmatória, rabo-de-raposa, mandacarus, croás, cabeças-de-frade, calumbi, cansanção, favela, quixaba e a respeitabilíssima macambira, reuniu-se o muito falado e temido CUNANÃ, espécie de cipó com aspecto arborescente, imitando no todo a uma planta cultivada nos jardins, cujas folhas são cilíndricas. A poucos centímetros do chão o tronco divide-se em muitos galhos que se multiplicam numa profusão admirável, formando uma grande copa, que se mantém no espaço por seus próprios esforços ou favorecido por algumas plantas que vegetam de permeio. Estende suas franças de folhas cilíndricas com oito caneluras e igual número de filetes em gume e pouco salientes, semelhando-se a um enorme polvo de milhões de antenas, como elas flexíveis e elásticas, cobrindo, não raras vezes, considerável superfície do solo, emaranhando-se, por entre a esquisita e raquítica vegetação destas paragens, em uma trama impenetrável... "

****

Estou lendo, (transcrito de): Euclides da Cunha, Os Sertões.

Página 300.

Biblioteca Básica Brasileira

27@ Edição, 1963

****

A vegetação do nordeste brasileiro, assemelha-se ao nosso povo rude e inteligente, sóbrio mas controverso, arredio mas ardiloso, bondoso mas falso, fiel mas traiçoeiro.

Vencedores nós sempre nos julgamos, tanto nas investidas, como nas fugas.

Assim embaralhados, emaranhados são os pensares do Brasil.

Nem a foice do tempo consegue "cortar" o nosso "jeitinho", uma maldição, que muitos julgam uma solução, que torna tão encrocado o nosso caráter.

Robertson

****

cumanã

BOT Arbusto afilo (Euphorbia phosphorea), da família das euforbiáceas, nativo do Nordeste brasileiro, de caules e ramos abundantes, flores em cimeiras e cápsulas anguladas. É usado como cerca viva por formar um aglomerado intransponível e produz uma espécie de cera que substitui o querosene na iluminação caseira; cipó-de-breu, cipó-de-cumanã, cipó-de-cunanã, cipó-de-leite, pau-de-cunanã.

Fonte:

http://michaelis.uol.com.br/busca?id=V5xY

****

Robertson
Enviado por Robertson em 30/06/2019
Reeditado em 05/01/2020
Código do texto: T6685426
Classificação de conteúdo: seguro