Lembrando as Noites de São João de outrora

"Chegou a hora da fogueira, é noite de São João, o céu fica todo iluminado, fica o céu todo estrelado, salpicado de balão"...

A maravilhosa noite estrelada e salpicada de balão hoje em dia está aos poucos perdendo o brilho. A originalidade do mastro, a bandeirinha do santo patrono da festa está sendo substituída por outros apetrechos que fogem da singularidade desta noite mágica. Quem não lembra das fogueiras, dos cantos, da tradição; dos folguedos que avivava a alegria de viver? Dia de São João, feriado e fartura na comida, ruas e ruelas embandeiradas, postes ostentando folhas de coqueiro, o céu nesta noite feita de sonhos salpicados de cantigas e canções, o verdadeiro luar do sertão. Era uma noite tão mágica que até a natureza sorria e despertava desejos e paixões. A fogueira, juras de amor para sempre amada e perpetuada em beijos e afazeres. Fogos, fagulhas, xotes e xaxados, animadas quadrilhas, era de uma alegria total. Hoje em dia em nada se compara com a festa original, sem igual o amor florescia e a sinhá moça por estes festejos ansiava. Apesar dos pesares, hoje é NOITE DE SÃO JOÃO.

clira
Enviado por clira em 26/06/2019
Código do texto: T6682565
Classificação de conteúdo: seguro