SANITÁRIOS TRANS

Travestis, transexuais, e outras denominações de gênero, costumam ser discriminados quanto ao uso das instalações sanitárias públicas. Num shopping, por exemplo, quando transvestidos, em qual banheiro podem entrar? Serão sempre alvos de discriminação das pessoas, dos seguranças e deles mesmos. Fazer uma instalação só para essa minoria seria aumentar o custo da obra e das reformas. E, com certeza, a minoria ainda não estaria satisfeita, podendo até exigir mais instalações com divisões por tipo de denominação, que dizem ser mais de cinquenta. Penso ser impossível dar-lhes uma "mãozinha"

que logo vão querer o "braço".

Tive uma ideia que talvez resolva, ou ao menos atenue, esta situação:

Será que se usarem a ISPNE estão sendo discriminados duplamente ou os PNE é que estariam discriminados? Pelo menos seria mais discreto, normalmente são instalações unissex e permitem acompanhantes. Simplificaria e seria aproveitamento de uma instalação que já é obrigatória. Normalmente ficam do lado de fora, ou logo na entrada das instalações sanitárias normais, e possibilitam uso unissex.

Discriminação? Acho que não. Já existe o espaço família, onde pais e mães podem levar seus filhos independente de sexo. As instalações especiais, só mudariam de nome, ao invés de ISPNE poderia ser afixado só ESPECIAIS. Ou seja, um local especial para uma minoria ESPECIAL. Com todo o respeito e tratamento adequado que a situação exige, sem melindres de quaisquer das partes.

Sei que é difícil agradar, mas seria uma válvula de escape, uma trégua nesse imbróglio.

(09/06/2019)

Armand de Saint Igarapery - crônicas no Face e no Recanto das Letras