ESCOMBRO SÃO RECOLHIDOS DE DENTRO DA IGREJA

Estivemos dentro da Igreja Católica, às 8h 48, depois do Incêndio ocorrido na Madrugada de 20 de Abril de 2019, esse incêndio danificou paredes internas e externas, que davam proteção ao Empório do Romeiro e a Sacristia essa foi demolida, isto é, todo Telhado veio ao Piso. E os rebocos estavam atingidos, pelo fogo que deixou um Montão de entulho, queimado e em forma de Carvão. Nesse recolhimento encontravam-se Roupas de Santos que foram queimadas e Bíblias e Livros de Salmos, entre Portadas e Janelas, banheiro da Sacristia, Vaso Sanitário destruído e o Reboco rachado.

As paredes Rachadas e Linhas e Cumeiras em parte intáticas e outras queimadas pelo fogo, daquela Madrugada 20 de Abril de 2019. Mas as Grades eram recolhidas do local, pela manhã de Terça-Feira, 30 de Abril de 2019, os Garis, estavam fazendo a Limpeza. Após o recolhimento de dados.

Grande parte do Telhado da Igreja, que cobria o Altar da mesma, foi demolido pelo Incêndio, causado pelo fogo. Enquanto os Garis, faziam aquele trabalho, e tirava todo entulho, como Cacos de Telhas e Madeiras, foram recolhidos em Carrinhos de mãos. Muitos escombros, pedaços de ferro, vidros em pedacinhos, restou pouco da Escada de Ferro interna da Sacristia. Essa interna parede da Sacristia, caiu todo reboco. E as cumeiras e Linhas encontravam carbonizadas. Aí viam colunas de Pedras e de Adobes grandes e dobrados. Mais grande parte das Janelas que tinham vidros estouraram pela chama do fogo.

Sobrou o Altar e defronte o mesmo e na parte da Lateral do Telhado era datada acima do Altar de (1927). Mas queimou a Porta de acesso ao Altar, toda fiação é queimada, as paredes caíram, e os rebocos. Ficou sem o Telhado a Sacristia e até o meio da Igreja Católica.

As 9h30, os Garis estavam tirando esse entulho da sacristia, e muitas roupas de Santos, eram encontradas em pedaços e queimadas, todo parte da parede Dobrada de adobes: as portadas encontravam-se, em Carvão. A parede atrás da Igreja Católica, ficou comprometida e a do Altar devem reconstruídas, haviam Rachaduras. Nos cantos dessa Igreja. Nas colunas da Igreja, serem tinham Pedras, para sustentarem os Adobes de Barro Queimado e crus.

Carvões, pedaços de Linha, vidros e pisos danificados, encontravam-se Serrote, objetos de Metal, moedas, quando estava recolhendo o entulho, Jose do Espirito Santos, Genilson de Jesus Brito e José Augusto Souza, às 12h 20, e finalizava-se o serviço às 12h 27, de terça-feira, 30 de Abril de 2019. Reportou José de Jesus o pesquisador de Monte Santo Bahia.

No domingo, 05 de Maio de 2019, a equipe de pesquisa, integrada pelo cordelista José de Jesus, Antônia Lúcia Barbosa de Jesus Dias, e o motorista Nivaldo Dias, ambos deixaram Monte Santo Bahia, e chegaram no começo da tarde a fazenda São Gonçalo, e lá houve uma pesquisa em Escritura de Terra, de Félix Lopes Guimarães “por seu bastante procurador Domingos Dias da Silva, das Terras da Fazenda denominada São Gonçalo deste município”.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 24/05/2019
Código do texto: T6655227
Classificação de conteúdo: seguro