A MUSICA E SUA INFLUENCIA NOS SERES VIVOS
 
Já escrevi crônicas sobre os efeitos da música, do esporte e da literatura na comunicação dos povos. Entretanto, não comentei com mais profundidade os seus efeitos nos seres vivos (vegetais, animais e humanos)- O que os pesquisadores dizem e provam:

Nos vegetais
“ Som pode influenciar as plantas, contudo sabe-se muito pouco sobre essa interação dentro do meio científico. A falta de pesquisas pode ser decorrente do conservadorismo perante esse tema, como registrado pela alta descrença na ocorrência do fenômeno por professores universitários. Os estudos sobre os efeitos de vibrações sonoras em plantas vêm crescendo nos últimos anos, especialmente na China, e apresenta uma ampla aplicabilidade tanto na agronomia quanto em pesquisas ecológicas. Entretanto, o Brasil se encontra na contramão desse processo, já que apenas dois trabalhos científicos foram realizados em território nacional. As plantas são influenciadas por diversos fatores ambientais, sendo sensíveis a estímulos intensos até distúrbios muito sutis.”
“ Perturbações mecânicas como o som, um tipo de onda mecânica longitudinal, podem afetar a vida das plantas, incluindo seu crescimento e desenvolvimento (YI et al., 2003; CHELAB et al
.,”

Nos animais
“Que tipo de música os macacos mais gostam? Se esta questão algum dia já perturbou você, junte-se ao ex-DJ de casas noturnas, obsessivo colecionador de gravações musicais e cientista da cognição Josh McDermott. Ele gastou 15 meses tentando responder a esta pergunta, através de testes com o Sagüi Cabeça de Algodão e outras espécies de sagüis comuns. Tentou perceber se os macaquinhos preferiam uma canção de ninar Russa bem tranqüila ou trechos de uma música Techno alemã chamada: Nobody Gets Out Alive (Ninguém Sai Dessa Vivo). Ele também ofereceu aos animais uma escolha entre canções de ninar instrumentais, uma canção de ninar cantada, um Concerto de Mozart, ou o silêncio. Ele ainda os sujeitou a uma massa de sons dissonantes, para testar a reação dos animais.sendo esta a terceira tentativa. , Christine Kenneally”
 
A influência da música no comportamento humano
The influence of music on human behavior
Jessica Adriane Weigsding Bacharel em ciências
biológicas pela UNICESUMAR
jehweigsding@hotmail.com Carmem Patrícia Barbosa Professora doutora do UNICESUMAR e UEM
carmemmec1@gmail.com


“Resumo
A música, mais do que qualquer outra arte, tem uma extensa representação neuropsicológica, com acesso direto à afetividade, controle de impulsos e emoções, e motivação. Ela é mencionada como sendo capaz de estimular a memória não verbal; um elemento de aplicação nas funções cerebrais, que envolve um armazenamento de símbolos organizados e que estimula a capacidade de retenção e memorização. A musicoterapia também auxilia a minimizar os sinais e sintomas de várias doenças, pois melhora a comunicação, expressão, organização e relacionamentos. A música é indicada para o desenvolvimento de potenciais e recuperação de funções, com objetivos terapêuticos relevantes que envolvem a melhora das necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do indivíduo. O objetivo deste estudo é avaliar, por meio de pesquisa bibliográfica, o quanto o ser humano pode ser influenciado pela música. Nesse contexto será apresentada a correlação entre a música e as pessoas. O estudo demonstrou que a música de fato é um dos caminhos mais rápidos e eficazes para se promover o equilíbrio entre o estado fisiológico e emocional do ser humano, e que lhe traz bem estar físico e psíquico.”
****
Bem, através de pesquisas cientificas, apresentei as verdades sobre o que a música representa para os humanos.
Agora, vamos elencar aqui os grandes mestres na arte de compor e transformar esta arte em momentos de prazer, alegria, viagem no tempo e espaço, mostrando os grandes talentos dos produtores de sons que nos levam a sonhar, voar, amar e transportar para outros mundos e embriagar-se no ritmo às vezes alucinantes, às vezes calmantes e que atravessam o nosso cérebro impregnando nossos neurônios com extremo relaxamento ou cura de uma doença neurótica ou mesmo física.
Eu ouço diariamente os grandes ícones de musicas mais eloquentes como: Hans Zimmer,( trilhas sonoras dos grades filmes) Yanni, Enya, Andrè Rieu, Trevor Jones, Ennio Morricone (as trilhas dos filmes Western), Frank Pourcel, Paul Mauriat,(músicas para matar a saudade daqueles tempos românticos....Não podemos esquecer das trilhas sonoras do Senhor dos Anéis (Howard Shore) Ray Conniff e sua musicas, ritmos para dançar e esquecer dos maus momentos da vida, The over Rainbow (Omágico de OZ) na voz de Louis Armstrong. Enfim, são muitos que estão aí para nos embevecer com suas músicas inesquecíveis e outros que já se foram mas que nos deixaram um legado, que está perpetuado na história dos sons.
Obs: Se quiser ouvir estas relíquias, entre no Google e clique nos apps e aí você escolhe um destes autores e ouça estas joias.