NETUNO OU IEMANJÁ, QUAL O (A) NÚMERO UM?

Damares diz que, na "concepção cristã", mulher deve ser "submissa" ao homem no casamento.

Não concordo com tudo o que a Damares diz, assim como não concordo com tudo o que o Bolsonaro faz. Mas, dou-lhes crédito para a reforma de costumes que precisamos iniciar.

Quanto ao dizer da ministra, discordo da concepção cristã, devia, como ministra, não misturar seus ministérios e ser mais abrangente, é autoridade de um estado laico e assim deveriam ser seus pronunciamentos, com ética, zelo e propriedade. Aliás, enquanto ministra de César deveria declinar de ser ministra de Deus.

Mas, achei interessante e polêmico o tema, para o qual me predisponho a dar o meu "pitaco", intrometido como sou nessas falas. Mais uma vez conto com a paciência, compreensão e tolerância do caro leitor.

Vamos desenhar? Desenhe uma família, pegue o lápis e o papel. Normalmente pedem isso em um psicotécnico, junto com o famoso desenho da árvore. Qualquer criança, criada em lar tradicional e decente (<-- aqui já começam as contestações), vai desenhar um homem maior, uma mulher ao lado (menor e com saia), e as crianças na ordem decrescente de tamanho e idade. Meninos e meninas, acredito que desenhos alternativos ainda não chegaram nestes tradicionais testes (<--já sei, são ainda tradicionais, não são "progressistas"). Alguma liderança tem que haver, a predominância tradicional é do homem, que no Tempo da Cavernas caçava e protegia a família, que ficava na caverna, sob responsabilidade e cuidados da mãe (essa matriz ficou indelével no DNA). Isso não implica que um seja mais importante ou submisso, nada disso, significa que se completam como em uma empresa, em que um é o comercial e o outro é o administrativo. Exceções? Sim, porque não? Mas não é a regra, é a não menos honrosa exceção. Agora, vamos ao desenho da árvore, com na família, não esqueçam de colocar um traço grosso e horizontal tangenciando todos os pés. Na dúvida, consultem o (a) seu (sua) psicanalista de plantão.

(by Armand de Saint Igarapery - textos no Face e no Recanto das Letras.- também em livro).