Hoje senti saudades dessa menina da foto ...pois já se foram 65 anos e eu penso na infância e na liberdade que a gente tinha. E tive saudades... saudades de tirar UMA foto em P&B a cada ano junto com os irmãos, usando a melhor roupa e fazendo pose de gente grande. Saudades de ir à missa domingo de manhã na Igreja Matriz de São Gabriel e da matinê no cinema Vitória a tarde. Saudades de ir com minha mãe nas Pernambucanas comprar tecidos pra fazer roupas pra família. Detalhe :uma vez por ano,na época de Natal. Saudades das brigas à mesa com os irmãos, muitas vezes por um pedaço a mais de cuzcuz. Saudades das tamancas que eram incômodas , saudades da conga vermelha que era abotoada com botãozinho branco no tornozelo.Saudades de ver o quintal cheio de galinhas que faziam barulho pela manhã pedindo o milho que a mãe jogava com uma mão ,tirando do avental que segurava com a outra. Saudades de dar bananas verdes aferventadas aos porcos; quando eu comia junto,sem saber que banana verde era bom pra saúde, já que comia por ser criança. Saudades dos pés de inhame que ficavam à direita da janela da cozinha numa espécie de córrego . Era um terreno úmido pois eu ia colher e voltava puro barro. Saudades de tantas coisas ,de tantos momentos inusitados que jamais se repetirão ! Saudades dos irmãos distantes e daqueles que já não estão mais neste plano, ( três ao todo). Dos meus pais que também já cumpriram a missão por aqui. Saudades dos filhos pequenos e principalmente, saudades de mim, pois não sei onde foi parar a menina da foto!