COISAS DE DOMINGO

Quando a gente envelhece,queiramos ou não,tudo vira saudades,lembranças,saudosismos...
Há quem não admita,embora esteja neste mesmo barco.
Sou um saudosista inveterado.Não no sentido chulo,ranzinza e piegas da coisa,mas cultivo o hábito de ruminar o que passou,de uma forma seletiva, branda.
Só o que foi bonito,foi bom,me fez bem é que vem à tona.Do que não presta este nosso mundo anda muito bem estocado e isso não me interessa.
Abro uma gaveta.A sala está escura e o dia lá fora não é diferente.Cinzento,carrancudo,grávido de chuva.As árvores se contorcem ao vento quase frio que vai espatifando-se contra o vidro da janela.
Bibiana de Érico Veríssimo,se fosse à noite,certamente diria:
"Noite de ventos...Noite dos mortos ! "
Mas...Voltemos à mencionada gaveta.
Quando menino,tinha uma gaveta no armário de casa à que eu denominava de gaveta de trocas.Nela,toda sorte de bugigangas e quinquilharias "no ponto" para as trocas com a piazada da rua do Fomento,A rua de minha infância.
Nem preciso dizer que minha mãe odiava aquela minha tão adorada gaveta.
Agora,eis-me aqui diante de um amontoado de emoções guardadas nesta gaveta do "véio".
Vou revirando uma a uma.Fotos,calendários antigos,cartões,apontamentos,CDs que nem sei se ainda tocam e,pasmem! Algumas fitas cassetes.
Numa destas fotos,um clic de uma noitada nos idos de 1973.Uma daquelas tão famosas ,à época,festinhas de sábado.
Tanta gente do meu tempo! Tantos risos e alegrias,tantos sonhos...
Por onde andarão estes meus velhos camaradas? Há quanto tempo não nos vemos!
Boa leva eu reencontrei nas redes sociais.Outros...Não sei por onde andam,pra onde se foram,enfim...
Gente ! Que saudade me bateu. Até parece este vento que
se espatifa contra a minha janela.
As lembranças mexem com a nossa memória olfativa.Juro que senti até o cheiro de "Unforgetable" da Avon,que por vezes,depois de uma balada e outra, vinha impregnado em meu paletó.
Senti uma saudade de mim.Daquele que um dia fui,daquele que tentei ser e não fui,daquilo que poderia ter sido e não aconteceu.
Enfim...Nada que uma boa xícara de café "Damasco" com leite condensado não cure.
Vim para o computador e busquei no you tube , "My sweet Lord" com George Harrisson.
Esta,para mim, é a mais perfeita definição de emoções dos anos 70.
De resto,sem a menor das inspirações,restou-me encher os pacovás de quem ousar me ler, com o desabafo de minhas carências rsrs...
Bom domingo a todos.

Joel Gomes Teixeira