Odores, amores e outros cheirinhos

Não é novidade que, nestes dias loucos, o homem está carente de amores fartos e duradouros.
Também, apesar de ser muito pessoal e intransferível que cada um tenha, à sua maneira, a receita da tão sonhada felicidade é uma busca constante.
Confessemos, neste mundo moderno e atarefado, estressante e muitas vezes violento, cada vez mais damos importância a pequenas coisas e a momentos prazerosos e edificantes.
Particularmente, os sentidos estão cada vez mais sendo para o indivíduo maduro o que os atrai e lhes é importante.
Uma paisagem bucólica, um passeio a um parque de diversões, um show de um ídolo, um passeio ao shopping, teatro ou cinema. Ou talvez, o suave sabor do prato preferido, seu paladar ao degustar e o cheirinho, ah, o cheirinho!
Na culinária o visual, o cheiro, o paladar, nesta ordem. O perfume do bolo no forno, do café coado na hora, o churrasco bem temperado, o pão quentinho.
Nas relações humanas, desde o nascimento, o olfato é um dos mais importantes dos sentidos, já que o rebento sente o cheiro da mãe e a perceberia ao acalmar apenas com seu aproximar. Já abordei isto anteriormente em outra crônica.
Nas relações adultas, seja ela na amizade ou no amor, como é marcante este órgão dos sentidos, o olfato!
Quem nunca passou por uma pessoa, homem ou mulher, e pensou libertinamente ou até falou alto: “Hummm! Que cheiro bom!”?
O cheiro pode mudar nosso humor, se for fedor ou lembrar algo ou alguém que procuramos esquecer, ou, ao contrário, atrair e impulsionar a libido.
Falo da libido sem falso pudor. Falo com naturalidade, pois os cheiros são motivo de atração e ciúmes, inveja e repulsão, estudados desde o tempo antigo. Afrodite, deusa do amor grega que o diga.
Perfumar ambientes ou o corpo com intenção sexual é uma prática de acordo com cada cultura.
Apesar de alguns perfumes terem como base glândula de felinos, Indol, substância encontrada nas fezes ou no vômito de baleias – li isso há algum tempo¹ - no final, a essência é sempre agradável como o cheiro por exemplo de sândalo, rosas, lavanda, cítricos em geral.
Voltando nos afrodisíacos, ah, os afrodisíacos! Eles nos levam a viajar no tempo ou espaço. Lembrar de alguém especial, transportar para o presente momentos prazerosos e sonhar acordados. Cheirar ou sentir nos ouvidos a inspiração do amante, ah!
Sem dúvida, o cheiro pode aproximar, mudar o humor e atrair irresistivelmente.
Por falar nisso, hummmm, que cheirinho! Boa noite, leitores!

1 https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-curioso-mundo-d
os-perfumes.htm
Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 16/03/2019
Reeditado em 19/03/2019
Código do texto: T6599845
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.