ONDE O OLHO HUMANO NÃO VÊ

No corre-corre da vida, muitas vezes passa despercebido o conceito de profissão e profissional. A primeira nem sempre mostra o valor do segundo, embora ter uma profissão por vocação superestima o profissional.

Um certo dia, um professor de ensino básico, lotado numa escola no interior de seu município, ao chegar na escola, foi interpelado por um aluno, pois estava com o seu tênis sujo de lama. O professor explicou que para chegar ao seu local de trabalho, percorreu de moto em estradas asfaltada e de terra batida. E como o período era invernoso, e nesse dia havia chovido bastante, aquele era o resultado de seu percurso. Contudo tirou o tênis e mostrou sua meia e seu pé limpos. Noutro dia, esse de sol imponente e majestoso o professor calçou um tênis menos velho, e conseguiu chegar a escola sem sujar o tênis. O aluno percebeu a diferença e elogiou a postura do professor. O mesmo retirou imediatamente o tênis deixando aparecer uma meia furada e cheio de chulé. O aluno não se conteve e gritou alto e em bom som. Que vergonha! Sua meia está furada e cheia de chulé. Nesse momento, o professor reuniu a turma e usou o ocorrido como tema de sua aula. E explicou que, nem sempre o que os nossos olhos veem é realmente a realidade. E que a profissão difere de profissionalismo. A profissão é uma difícil escolha. Falou que a roupa, a farda o jaleco, a batina, o hábito, etc. Pode indicar a profissão, mas o profissional é visto pela realização de seu trabalho, na sua dedicação de sua carreira, pela ética profissional e não pelo fato de ter alto salário e está vestido adequadamente. A graxa e o cheiro no macacão de um mecânico, a roupa branca de um médico, não indicam e não asseguram que sejam excelentes ou maus profissionais.

Concluímos que precisamos ver a essência das pessoas, o interior, devemos enxergar com os olhos do coração, e que o valor de um excelente profissional está no seu compromisso, na sua responsabilidade, nas suas ações, na sua verdadeira VOCAÇÃO. Não adianta uma roupa limpinha ou um tênis limpinho e ter um CORAÇÃO furado e cheio de chulé.