E a justiça?

Tem que ter lei para validar a propriedade privada. Tem que ter lei pra validar os direitos iguais entre os gêneros. Tem que ter lei para validar a igualdade entre as etnias. Tem que ter lei para validar a punição de quem rouba e frauda. Tem que ter lei para validar os direitos das crianças. Tem que ter lei para validar a própria validade. Que bela moral nós, seres-humanos, temos inatamente, não é?

A justiça precisa existir porque não somos justos. Não sabemos respeitar nem o básico dos direitos que é a vida. O ser-humano consegue falhar na "arte de ser humano". Uma piada sem graça.

Se o homem precisa da justiça para ser homem, ele está na decadência da sua moral? Bem, até as mais antigas sociedades tem o seu código jurídico, logo, isso nos faz pensar que a moral já nasceu deturpada, pois o homem, seguro de sua racionalidade, sempre precisou da Justiça para não agir como um tolo degredado.

Talvez eu não esteja certa, e prefiro mesmo não estar. E se a humanidade tiver salvação? Bem, se ela tiver, espero que alcance, pois de absurdos o mundo já está repleto.

Talvez eu seja muito abusada com a minha espécie, mas se eu estiver sendo, é proposital. O ser humano não tem me dado motivos para ser dócil e utilizar eufemismos ao medir suas ações. Ainda assim, quero estar errada e ver a justiça partindo da bondade humana.