O MAIS JOVEM DEPUTADO DA CONSTITUINTE DE 1946

Em 1946, chega ao Rio de Janeiro, para assumir o seu posto de deputado federal constituinte pelo partido da UDN, o estudante e jornalista Aluísio Alves (1921-2006). Com apenas 24 anos, era o mais novo dentre os 338 deputados constituintes.

Na entrada do Palácio Tiradentes, foi barrado pela segurança:

- Garoto, visitante entra lá pelos fundos.

Aluísio obedeceu, entrou pelos fundos e foi para o meio dos deputados.

E lá vem a segurança outra vez:

- Garoto, aqui é só para deputados.

Aluísio Alves não tinha cara, e nem carteira de deputado tinha, ainda.

Apesar da pouca idade, Aluísio já contabilizava os seguintes serviços prestados no Estado do Rio Grande do Norte: Secretário e Presidente da Seccional da Legião Brasileira de Assistência (LBA); Redator político do jornal “A República”; Diretor do serviço Estadual de Reeducação e Assistência Social e Diretor da Biblioteca Norteriograndense de História.

Na constituinte, apresentou quatro emendas ao projeto de Constituição, das quais duas se destacam: a de nº 207, que destinava 1% da receita tributária da União, Estados e Municípios para o amparo à maternidade, à criança e à adolescência e a de nº 762, que fixava regras para a composição e o financiamento do Tribunal Federal de Recursos.

DJAHY LIMA

DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 21/02/2019
Código do texto: T6581002
Classificação de conteúdo: seguro