REFORMAS - PREVIDÊNCIAS E PROVIDÊNCIAS

Lubrificar, ajustar o motor e fazer manutenção é o esperado. Mas para o carro andar, que é a finalidade, precisamos de uma fonte que permita contínuo abastecimento. Temos uma parte da população desempregada e outro número de jovens formados e sem emprego. ProUni e Fies servem para dar canudo, enriquecer os donos de faculdades e colocar mão de obra despreparada num mercado que não a absorve. E a classe média se endivida para pagar faculdade dos filhos e depois mantê-los ociosos em casa. Não é a regra, mas poucas são as exceções. Não adianta reformar a Previdência sem tratar desse assunto basilar.

Temos na ordem de uns 30 milhões nesta situação, e outro tanto no trabalho informal e na pobreza subsidiada. Se esta população for inserida no sistema produtivo, além da ativação da economia estarão os recolhimentos de impostos. Naturalmente inclui, também, uma solução definitiva para a Previdencia e Caixas de Pensão, desde que levadas a sério e sem que se lhes metam as mãos.

Também levados a sério devem ser as escolas profissionalizantes, o ensino técnico e o Sistema S. Programas como o do Menor Aprendiz e de estágios. Devem, em decorrência, serem revistos para que os jovens possam começar a trabalhar mais cedo, se sentirem responsáveis, incentivados e valorizados.

O melhor programa social é o emprego, como disse Ronald Reagan.

Armand de Saint Igarapery - Textos no Face e no Recanto das Letras