IGREJA CRISTO-REI EM PROMISSÃO

Na revista Horizonte, de dez 2018, da Pastoral Nipo-Brasileira, o eng° Emilio Yamaguti conta a história de sua mãe, profª Hissako que, chegando ao Brasil em 1925, foi direto para o Bairro Gonzaga, em Promissão, ali lecionando a língua japonesa, além do Bairro Borá, por muitos anos.

O eng° Emílio é o principal responsável pela restauração da igreja e também do asfaltamento da via de acesso. Sem o seu incentivo também as Missas Anuais em novembro não teriam tanta presença, como a foi a do Centenário da Imigração de Promissão, 2018.

Já relatei a história dele no livreto que publiquei sobre a Igreja, mas nada é demais relembrar alguns aspectos interessantes que não podem ser esquecidos.

Prestes a ser submetido à cirurgia de câncer, ele foi visitar à Igreja situada no Bairro onde nascera. Estava tudo abandonado. O telhado desabado. E fez uma promessa: se saísse curado, iria reformà-la.

Já restabelecido, quando assessor do governador Mário Covas, teve a felicidade de conhecer o prefeito de Promissão. Daí surgiria a reforma...

Apesar de nascer em Promissão, ali viver muitos anos, não conhecia a Igreja. Nas visitas que fazia aos sitiantes a serviço do Banco do Brasil, ouvia referência sobre ela. Mas nunca tivera a curiosidade de ir conhecê-la.

Quando da reinauguração, jornal da capital pediu-me para fazer a cobertura. Só então pude apreciar aquela beleza de arquitetura. E a gente nunca esquece.

Até o dia de Cristo-Rei, em novembro.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 18/02/2019
Código do texto: T6578065
Classificação de conteúdo: seguro