O QUE O JAVALI TEM COM A ANTA?

O decreto da Dilma me lembrou de anta, anta me lembrou de javali, javali me lembrou de cerca dupla para manejo, se furar uma tem a outra. Barragem de contenção deviam ser duas, se estoura uma a outra segura. Tanque aéreo de combustível é obrigatória a bacia de contenção, se vazar, o combustível fica preso nesta bacia, sem ocasionar maiores danos. Outra ideia, além de obrigar a que os resíduos sejam sólidos, no caso dos ainda barrentos, ter um meio de solidificá-los, tipo algum "gel" que transforme em solo cimento e que possa ser reaproveitado para construções de prédios, pistas de rolamento ou sub leito, por exemplo. Mas, voltando ao decreto do javali, que classifica o crime como desastre da natureza, é penalizar duas vezes a vítima, uma por não receber a indenização e outra por ter que começar tudo de novo com o seu fundo de garantia. Devia ter uma segunda cerca também para as antas. E mineradoras que insistirem na atual e criminosa prática, que além de todas as conformidades e mais algumas, sejam obrigadas a fazer seguro para todas as propriedades, famílias e pessoas que estejam no percurso de alguma possível calamidade dessas... E pena de morte para o caso de sabotagem, já que alguns vermelhinhos estão se assanhando.

No mais, fica a consternação e solidariedade por mais estas vítimas das mineiras dores.

Armand de Saint Igarapery - textos no Face e no Recanto das Letras