Sempre haverá aquele olhar

Hoje minha filhinha teve seu primeiro dia de aula e tantas lembranças involuntárias vieram à tona, como um filme. No momento que a deixei em sua sala e vi que a partir daquele momento passaria alguns instantes longe do meu olhar, senti um aperto no peito,uma sensação de vazio como se um pedaço de mim se descolasse .

Naquele momento me transportei a quatro anos atrás e me vi debruçada a uma estufa em uma UTI neonatal. Naqueles vinte e um dias em que meu olhar para minha pequena foi ofuscado por um vidro ,o contato intermediado por luvas ,aprendi uma das maiores lições: de que sempre haverá uma estufa ,na qual nossos filhos serão submetidos, para crescerem e amadurecerem .Nesses momentos nossa presença não será permitida e sempre haverá aquele olhar de longe , coração apertado e sensação estranha de que sem nossa presença estarão desprotegidos de alguma maneira . Nosso desejo é tê_los colados a nós, para que na nossa ingênua ilusão, venhamos defendê-los e não permitir que nenhum mal os atinjam.

A primeira estufa talvez seja o início da vida escolar , momento que você entrega seu maior tesouro por alguns instantes a cargo de uma instituição, a profissionais habilitados .Nesse momento é preciso exercer a confiança e aceitar que o aprendizado ali recebido será fundamental para o seu crescimento como ser humano, profissional e cidadão. Nesses momentos de vida escolar por mais que os acompanhemos de perto, não nos será permitido interferência e presença em tempo integral, é preciso deixar o crescimento acontecer sem que estejamos perto.

Talvez a segunda estufa seja o momento de sair de casa para a faculdade ou para algum trabalho que exija esse distanciamento ,nesses momentos sempre haverá o olhar de uma mãe na porta chorando .

“E o olhar de minha mãe na porta eu deixei chorando a me abençoar”

Talvez chegue o dia de outra estufa , a escolha do cônjuge. É um momento de crescimento emocional . É preciso que os deixemos livres para fazer sua escolhas e sempre estaremos ali debruçados na estufa ,ou seja impedidos de termos contato direto o tempo todo ,mas sempre haverá aquele olhar ofuscado pela distância, incompreensão, escolha profissional etc.

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 23/01/2019
Código do texto: T6557900
Classificação de conteúdo: seguro