UMA OPORTUNIDADE PARA CRESCER

Enquanto estava eu em preparação para os afazeres em uma tarde, uma pessoa passou por mim e então nos cumprimentamos. Em certo momento durante a conversa lhe indaguei sobre como foi o dia, e ela logo respondeu: “estou enfrentando as frustrações da vida”. Naquele momento voltei a mim. E sem querer ser invasivo, mas na tentativa de interpretar o que significava aquela frase “pesada” fiquei a imaginar o que se passava com ela e o que eu podia fazer a respeito. Todavia naquele raciocínio percebi que havia outras questões interiores. E compreendi que mesmo eu com certa ansiedade em querer amparar, não poderia fazê-lo totalmente, pois algumas situações fazem parte do crescimento pessoal de cada um para atingir um certo desígnio em vida. Nesse entendimento o renomado escritor e médico Augusto Cury nos leva a seguinte reflexão: “não deixe as frustrações dominarem você, domine-as. Faça dos erros uma oportunidade para crescer. Na vida, erra quem não sabe lidar com seus fracassos”.

Adiante podemos verificar em relação ao contexto acima que ser é realmente “dar a cara a tapas”. Não podemos estar em esconderijos ou debaixo de nossos complexos. De certo que temos medo, imperfeições que outros ainda não conhecem, contudo deve estar em nossos planos o aperfeiçoamento humano e a compreensão do meio social. Não é nada fácil, mas quem disse que seria? Por conseguinte se verifica que na maioria das vezes somente o primeiro passo é inseguro e parece vazio. No entanto quando continuamos, mesmo quando pensamos em desistir, se torna clarividente a energia que se contorna com mais vigor. A coragem se estabelece com mais frequência que os receios e o tal bicho de sete cabeças se desmancha. E não mais percebemos aquelas caras feias que se apresentavam a nós antes mesmo de tentarmos mais uma vez. Mário Lago, um dos grandes artistas brasileiros certa vez declarou: “fiz o que quis e fiz com paixão. Se a paixão estava errada, paciência! Não tenho frustrações, porque vivi como em um espetáculo. Não fiquei vendo a vida passar, sempre acompanhei o desfile”.

Como diria Sherlock Holmes, “é elementar, meu caro Watson”, para acertar não quer dizer que temos que sempre errar antes. Entretanto se houver os erros, esses devem ser degraus na escada para nos aproximarmos do intento final que desejamos. Nesse diapasão, Thomas Edison, um dos grandes inventores da humanidade em todos os tempos, também errou milhares de vezes antes de inventar a lâmpada. E mesmo assim declarou “eu não errei dez mil vezes. Eu apenas encontrei dez mil jeitos que não funcionam”. Ademais os nossos ideais devem sempre nortear o caminho que iremos percorrer para que então valoremos mais os acertos do que as incorreções. De tal modo que em atividade no século XX, o pontífice Papa São João XXIII deixou uma marca, quando nos brindou com o subsequente: “consulte não a seus medos, mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer”.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 13/01/2019
Código do texto: T6549945
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.