UM MORADOR DE RUA E SEUS 4 AMIGOS

UM MORADOR DE RUA E SEUS 4 AMIGOS

Autor: HERIBALDO DE ASSIS

Para os animais de estimação a cor da pele ou classe social de seus donos não tem importância – se os donos são negros ou brancos, ricos ou pobres. Para os animais de estimação o importante é serem amados, bem cuidados, protegidos. Porque (mesmo sendo irracionais) os animais de estimação tentam dar afeto, cuidarem e protegerem seus donos – os animais sabem que o Amor não tem cor e nem classe social. Muitos desses animais chegaram até a sacrificarem suas próprias vidas para que seres humanos ficassem vivos e livres de um ameaçador perigo... E mais um exemplo do Amor dos animais de estimação para com seus donos ocorreu no dia 10/12/2018 no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, Santa Catarina – local no qual quatro cães (Bebê, Nick, Menina e Tico) ficaram na porta do hospital esperando o morador de rua e catador de materiais recicláveis Cézar Gonçalves ser atendido após sentir um desconforto abdominal. Os quatros cães tentavam retribuir assim o Amor do humilde Cézar Gonçalves que adotou Bebê, Nick, Menina e Tico, deu-lhes nomes, carinho e sempre dividiu com os quatro cães as refeições que Cézar recebia nas ruas... Animais de rua, um ser humano de rua compartilhando mutuamente o que a sociedade lhes nega: respeito, atenção, carinho e alimento... E esses quatro cães vira-latas (sem o pedigree, sem a estirpe que diante do Amor nada significam) demonstram a sociedade e a nós mesmos como seres humanos deveriam tratar outros seres humanos – pois essa mesma sociedade desprezou Cézar Gonçalves: não concedeu-lhe oportunidades, não ofereceu-lhe Amor e nem uma casa para morar; pois essa mesma sociedade maltrata e abandona os animais... E se nós seres humanos nos tratássemos como esses quatros cães leais tratam o humilde Cézar Gonçalves o mundo seria um paraíso: não haveria preconceito, discriminação – o que importaria era o Amor e não a cor da pele ou a classe social... A bela amizade e a parceira entre esses quatro cães e Cézar Gonçalves é uma bela lição para todos nós e para essa sociedade doente – uma sociedade que discrimina, que exclui, que despreza ! Cézar Gonçalves e seus quatros cães foram discriminados, excluídos e desprezados, mas uniram mãos, patas e corações para se abraçarem, para se compreenderem, para se ajudarem e compartilharem o belo Amor que a sociedade negou-lhes... Cézar Gonçalves sentiu um desconforto abdominal enquanto isso toda a humanidade está adoecida: adoecida pelo racismo, pelo preconceito, pelo ódio ,pelo egoísmo e pela violência...Mas (assim como esses quatro cães leais esperaram pacientemente por Cézar Gonçalves na porta do hospital) o Amor, a Paz , a Fraternidade e o Respeito estão esperando que nós seres humanos fiquemos finalmente curados e passemos a saber o que os animais (dito irracionais) já sabem – o Amor verdadeiro é o que realmente importa...

*Escritor, filósofo, poeta, compositor, redator-publicitário, roteirista e Licenciado em Letras. E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 14/12/2018
Reeditado em 14/12/2018
Código do texto: T6526697
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.